Após um breve refresco no fim de semana, causado pelo avanço de uma frente fria, a semana começa com mais uma onda de calor no país. O Brasil enfrenta agora sua oitava onda de calor no ano, com temperaturas extremas e baixa umidade, enquanto o Rio Grande do Sul sofre com chuvas intensas e risco de enchentes. O fenômeno começou neste domingo (29) e deve continuar até 8 de outubro, segundo a Climatempo. Durante esse período, o país pode registrar temperaturas acima de 40°C em várias regiões.
Além das altas temperaturas, a tendência é de uma nova sequência de dias com baixa qualidade do ar e alto potencial para focos de incêndio. Novamente o céu pode ficar esbranquiçado por conta da fumaça das queimadas.
As maiores marcas devem ser registradas no interior de São Paulo, oeste de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e Goiás.
A condição para São Paulo nos próximos dias é de tempo estável e sem previsão de chuva. A previsão indica o retorno do sol forte com temperaturas acima dos 30°C entre a segunda-feira (30) e quarta-feira (2). A passagem de uma nova frente fria de fraca atividade chuvosa no decorrer da quinta-feira (03), provoca novo declínio das temperaturas na capital paulista.
Esta segunda-feira será mais um dia de tempo seco. A quantidade de nuvens diminui com a presença mais constante do sol entre poucas nuvens ao longo do dia, o que permite a elevação mais significativa das temperaturas. Mínima de 16°C nas primeiras horas do dia e a máxima atinge os 32°C no período de maior aquecimento. Os índices de umidade do ar entram em declínio, com valores mínimos em torno dos 33%.