Mais de 26 mil imóveis seguem sem energia no estado do Rio

Milhares de clientes da Light e Enel Rio seguem sem energia após vendaval; equipes atuam para restabelecer o serviço

Mais de 26 mil imóveis seguem sem energia no estado do Rio

Mais de 26 mil clientes da Light e Enel Rio permanecem sem energia elétrica neste sábado (1º), no estado do Rio de Janeiro, após o vendaval que atingiu a região na última quarta-feira (29). As concessionárias atuam intensamente para restabelecer o serviço, enquanto milhares de domicílios permanecem impactados pelos fortes ventos que chegaram a 105,5 quilômetros por hora no Aeroporto Internacional do Galeão.

+ Ventos fortes causam mortes e estragos no Rio e em São Paulo

O que aconteceu

  • Mais de 26 mil clientes da Light e Enel Rio ainda sofrem com a falta de energia elétrica no estado do Rio de Janeiro.
  • O problema é decorrente de um vendaval que atingiu a região na última quarta-feira (29), com ventos de até 105,5 km/h.
  • As concessionárias mobilizam cerca de 1,5 mil profissionais para reparar os danos em áreas complexas, como Campo Grande, Santa Cruz e Paraty.

A Light informou que cerca de 14 mil consumidores seguem sem energia, de um total de 1,1 milhão afetados pelo temporal. Segundo a concessionária, as ocorrências mais complexas concentram-se em bairros da zona oeste da capital, como Campo Grande e Santa Cruz, e nos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

A empresa informou que reforçou as equipes de emergência, com cerca de 1,5 mil profissionais nas ruas, e instalou geradores em áreas de difícil atendimento para garantir o fornecimento provisório de energia. Os trabalhos incluem substituição de postes, cabos e outros equipamentos, além da remoção de árvores e objetos que caíram sobre a rede elétrica. As consequências de eventos climáticos como este são severas, afetando diversos estados, como as chuvas no Rio Grande do Sul que afetaram 206 cidades e desalojaram centenas de pessoas.

Como as concessionárias atuam para reverter o quadro?

Já a Enel Rio informou que restabeleceu o fornecimento para 99,7% dos clientes afetados pelo vendaval. De acordo com a empresa, cerca de 12 mil consumidores ainda estavam sem energia na manhã deste sábado.

Desse total, aproximadamente 1,3 mil correspondem às primeiras ocorrências registradas após o temporal e estão concentrados em Paraty, na Costa Verde fluminense. Segundo a concessionária, esses casos exigem a reconstrução de trechos da rede elétrica danificados pela queda de árvores de grande porte, com substituição de postes, transformadores e cabos.

Em alguns locais, o trabalho depende da retirada das árvores e da liberação de vias interditadas para permitir o acesso das equipes.