Resumo:

  • Um garçom da churrascaria Fogo de Chão, em Brasília, escreveu a palavra “preto” na comanda de um cliente para identificá-lo, gerando indignação e um boletim de ocorrência registrado na delegacia;
  • A polícia está investigando o caso como discriminação racial;
  • A empresa pediu desculpas pelo ocorrido e afirmou que já tomou medidas internas cabíveis.

Um garçom da unidade da churrascaria Fogo de Chão, localizada no Setor Hoteleiro Sul, no Distrito Federal, escreveu a palavra “preto” na comanda de um cliente para identificá-lo. O caso ocorreu na última quarta-feira (5). O homem registrou um boletim de ocorrência contra o estabelecimento.

O servidor público Gilberto Martins, de 46 anos, foi à churrascaria para uma confraternização do trabalho. Depois de um tempo, percebeu a anotação escrita à mão por um funcionário. Ao questionar outro garçom sobre o ocorrido, foi informado que aquilo poderia ter sido uma referência a cor da sua camiseta.

Porém Gilberto estava com uma camiseta cinza e disse que, mesmo assim, a palavra deveria estar escrita no feminino. O servidor público ainda questionou o fato de essa “referência” não estar escrita na comanda dos outros clientes.

Indignado, o homem registrou um boletim de ocorrência no dia seguinte na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin).

À IstoÉ, a Polícia Civil do Distrito Federal informou que Gilberto se sentiu discriminado e, no primeiro momento, não acreditou “que aquilo realmente estava acontecendo”.

A corporação ressaltou que o caso é investigado como discriminação racial.

O que diz a empresa?

Procurada pelo portal, a churrascaria Fogo de Chão pediu desculpas pelo ocorrido e afirmou que sua história é pautada no fomento da diversidade, respeito aos direitos humanos e incentivo ao desenvolvimento das pessoas. Também ressaltou que não compactua com nenhuma forma de discriminação.

“Sendo assim, afirmamos que medidas internas cabíveis ao caso já foram providenciadas, tal como o reforço do nosso programa de treinamento a todos os colaboradores da rede”, finalizou.