Mundo

Clérigo linha-dura Raisi toma posse como presidente do Irã

Clérigo linha-dura Raisi toma posse como presidente do Irã

Ebrahim Raisi concede entrevista coletiva em Teerã


Por Parisa Hafezi

DUBAI (Reuters) – O clérigo linha-dura Ebrahim Raisi tomará posse como presidente do Irã nesta quinta-feira no momento em que os governantes clericais enfrentam crises crescentes em casa e no exterior.

A televisão iraniana disse que Raisi, de 60 anos, será empossado ainda nesta quinta-feira, dois dias depois de receber o endosso formal do líder supremo da República Islâmica para assumir o cargo na esteira de sua vitória eleitoral de junho.

Raisi, que é alvo de sanções dos Estados Unidos devido a alegações de abusos de direitos humanos cometidos durante seu tempo como juiz, promete adotar medidas para suspender as duras punições norte-americanas, que reduzem as exportações de petróleo do Irã e o baniram do sistema bancário internacional.

O Irã está negociando com seis grandes potências para reativar um acordo nuclear de 2015 abandonado três anos atrás pelo então presidente dos EUA, Donald Trump, que o considerava brando demais com Teerã.

Conforme o acordo, o Irã concordou em limitar seu programa nuclear em troca da suspensão de sanções internacionais, mas Trump retirou seu país do pacto e reativou sanções que prejudicam a economia iraniana. Desde então, Teerã violou limites impostos pelo acordo às suas atividades nucleares.

Assim como o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, Raisi apoia as conversas nucleares, mas muitos acreditam que o clérigo xiita de escalão médio adotará uma postura mais rígida nas negociações hoje travadas, embora Khamenei tenha a palavra final em todas as questões estatais, incluindo a política nuclear.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH740VN-BASEIMAGE

Veja também
+Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin, revela que fez cirurgia na vagina
+ Vídeos mostram pessoas preparando saladas com Cheetos no TikTok
+ Mulher e filho de Schumacher falam sobre saúde do ex-piloto
+ Carvão “gourmet” que não suja as mãos vira meme nas rede sociais; ouça
+ Mãe encontra filho de 2 anos morto com bilhete ao lado ao chegar em casa
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago