A cantora Claudia Leitte, 44 anos, foi recebida com uma ensurdecedora salva de vaias na abertura do Carnaval de Salvador, nesta quinta-feira, 27. A artista está no centro de uma polêmica que envolve intolerância religiosa após ter alterado a letra da música “Caranguejo” para não citar o nome de Iemanjá, entidade saudada em canções de Axé Music, ritmo que a projetou para o sucesso.
Neste ano, o Carnaval de Salvador celebra os 40 anos d0 Axé Music. O momento foi registrado por populares e as imagens repercutiram nas redes sociais.
+Caso Claudia Leitte: MP-BA faz audiência para proteção a religiões de matriz africana
+Instituto afro aciona Ministério Público contra Claudia Leitte no carnaval da BA
Claudia Leitte foi uma das convidadas do trio elétrico de Carlinhos Brown, 62, para abrir oficialmente o Carnaval de Salvador, no Circuito Osmar (Campo Grande), que marca a abertura do Carnaval soteropolitano.Ao ser anunciada, a multidão vaiou a presença da artista, enquanto o cantor tentava apaziguar a situação.
A reação do público se deu pela polêmica que envolveu uma música que Claudia trocou a palavra Yemanjá por Yeshua, que significa Jesus em hebraico.
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu um inquérito para investigar um possível ato de racismo religioso cometido pela cantora.
Em janeiro deste ano, o Instituto de Defesa Dos Direitos das Religiões Afrobrasileiras, o Idafro, protocolou uma ação pedindo que o Ministério Público da Bahia proíba a prefeitura de Salvador e o governo do estado de contratar shows da cantora Claudia Leitte.
🚨AGORA: Claudia Leitte é vaiada e xingada ao ser anunciada na abertura do Carnaval de Salvador, Bahia. pic.twitter.com/rZfpj2PoFn
— CHOQUEI (@choquei) February 27, 2025
Tomou foi pouca vaia! Mais errado é esse bando de artistas do Axé Music, encabeçados pelo baba ovo Brown, q convidaram ela para a abertura do carnaval nos 40 anos do Axé, até Marcio Vitor já tá lá cantando com ela e tentando apaziguar cantando união…🫠 desejo uma caganeira
— Diogo Bacellar (@diogobacellar) February 27, 2025