Sem dar show, o Manchester City se classificou para as oitavas de final da Copa da Inglaterra (FA Cup) ao vencer por 2 a 0 o Salford City, clube modesto da quarta divisão inglesa, enquanto o Liverpool venceu o Brighton por 3 a 0 em Anfield.
Pouco mais de um ano depois de uma retumbante vitória por 8 a 0 contra o mesmo time, que disputa a League Two, a equipe de Pep Guardiola, que afirmou se sentir “fisicamente e mentalmente exausta” antes da partida, teve que esperar até o segundo tempo para dar seu primeiro chute a gol, embora já tivesse aberto o placar aos seis minutos com um gol contra de Alfie Dorrington.
Recém-adquirido por um grupo de investidores que inclui lendas do Manchester United, como David Beckham e Gary Neville, o Salford City resistiu bravamente até o gol do zagueiro Marc Guéhi aos 81 minutos, o primeiro desde que se juntou ao City vindo do Crystal Palace em janeiro.
“Eles se defenderam muito bem, de forma muito compacta, e nós não atacamos os espaços como deveríamos. O jogo ficou morno até marcarmos o segundo gol”, disse Guardiola após o triunfo.
“Foram três semanas muito difíceis, com muitos jogos, e isso exige muito”, acrescentou.
– Salah volta a brilhar –
No último jogo do dia, o Liverpool derrotou o Brighton sem sustos, com Hugo Ekitiké e Ryan Gravenberch começando no banco de reservas.
Jogando na lateral direita, Curtis Jones, pela primeira vez desde a dura derrota dos ‘Reds’ diante do PSV Eindhoven em novembro passado (4-1), abriu o placar com seu primeiro gol em um ano (42′).
Dois jogadores de destaque do Liverpool, Dominik Szoboszlai (56′) e Mohamed Salah (68′, de pênalti), garantiram a classificação.
O egípcio, que não tem jogado em seu melhor nível nesta temporada, deu a assistência para o gol do húngaro, e fez uma grande partida que pode ajudá-lo a ganhar confiança.
O Brighton havia derrotado o Manchester United na terceira rodada, mas os ‘Seagulls’ vivem uma fase ruim desde então e foram facilmente superados por um Liverpool que deixou para trás a grave crise que enfrentou nesta temporada.
– Newcastle vence Aston Villa –
Em outro jogo deste sábado, o Newcastle, que jogou com um homem a mais durante todo o segundo tempo, derrotou o Aston Villa por 3 a 1 em Birmingham, e também avançou para a quarta rodada da Copa da Inglaterra.
Em uma partida marcada por diversas polêmicas de arbitragem, os ‘Magpies’ se beneficiaram da expulsão do goleiro Marco Bizot, que cometeu uma entrada perigosa perto do meio-campo num lance de contra-ataque.
Embora o Villa tenha aberto o placar com um gol de Tammy Abraham, provavelmente em posição de impedimento (14′), não conseguiu resistir à pressão do Newcastle e a dois chutes de longa distância de Sandro Tonali (63′ e 76′), antes de Nick Woltemade garantir a vitória nos últimos instantes do tempo regulamentar (88′). Foi o primeiro gol de Woltemade em 15 jogos.
Newcastle segue na luta por um título que não conquista desde 1955.
Nos outros jogos do dia, o Burnley foi eliminado ao perder por 2 a 1 para o Mansfield Town, da League One (3ª divisão), enquanto o West Ham evitou o mesmo destino com uma vitória na prorrogação contra o Burton Albion (1-0).
A fase de 16 avos de final da Copa da Inglaterra continua neste domingo, com o Arsenal recebendo o Wigan, da terceira divisão.
str/pm/iga/iga/aam