Com um hat-trick do astro norueguês Erling Haaland, o Manchester City venceu o Ipswich Town de virada (4-1) neste sábado (24), no Etihad Stadium pela segunda rodada da Premier League.

O atual tetracampeão, que havia vencido o Chelsea por 2 a 0 em Londres na estreia no campeonato inglês, lidera a tabela com os mesmos pontos do Brighton, enquanto aguarda a conclusão desta segunda rodada.

O Arsenal, atual vice-campeão da Premier League, também está na parte superior da classificação com duas vitórias em dois jogos depois de ter se vingado do Aston Villa (2-0), equipe que provavelmente o privou do título ao infligir duas das suas cinco derrotas sofridas no último campeonato.

– City reage e atropela –

Em seu estádio, os ‘Citizens’ começaram mal e foram surpreendidos por um contra-ataque concluído pelo meia irlandês Sam Szmodics em que superou o goleiro brasileiro Ederson (7′).

Mas o estupor inicial deu lugar à euforia entre os torcedores locais, que testemunharam três gols no espaço de quatro minutos, ou mais precisamente, 193 segundos.

O atacante brasileiro Savinho, que tem brilhado desde a sua chegada neste verão europeu vindo do Girona, sofreu um pênalti, convertido por Haaland (12′). Pouco depois, roubou a bola do goleiro adversário para tocar para Kevin De Bruyne ampliar (14′).

Foi então a vez do meio-campista belga dar uma assistência para Haaland e o atacante norueguês não perdoou com o pé esquerdo (16′).

A partir de então o City se limitou a administrar a vantagem, e Pep Guardiola optou por fazer rotações, incluindo a entrada em campo de Ilkay Gündogan (71′), seu antigo capitão, que chegou a Manchester na sexta-feira depois de uma única temporada no Barcelona.

Haaland encerrou a tarde com seu terceiro gol (88′) após um chute certeiro de fora da área, antes de ser substituído sob aplausos da torcida no Etihad.

– Brighton vence United nos acréscimos –

Mais cedo o Brighton venceu o Manchester United por 2 a 1 numa movimentada partida graças a um gol do atacante brasileiro João Pedro, ex-Fluminense, nos acréscimos.

O técnico alemão Fabian Hürzeler, de 31 anos e vindo do St Pauli, não poderia ter um início de campeonato melhor no comando dos ‘Seagulls’, que já haviam vencido o Everton por 3 a 0 na semana passada.

Contra os ‘Red Devils’, o Brighton saiu na frente com um gol de Danny Welbeck (32′), que mergulhou na área para marcar o 100º gol da carreira contra o clube onde começou como profissional.

O atacante inglês quase ampliou o placar com uma cabeçada que acertou o travessão (58′). Dois minutos depois, Amad Diallo empatou, num chute que contou com um leve desvio ao tocar num defensor (60′).

Os visitantes acreditaram que haviam virado o jogo após um grande contra-ataque, finalizado com um cruzamento de Bruno Fernandes para Alejandro Garnacho. O argentino mandou para o fundo da rede mas a comemoração foi interrompida, porque antes de cruzar a linha do gol, a bola havia tocado no companheiro Joshua Zirkee, em posição de impedimento, e por isso o gol acabou sendo anulado (70′).

Os ‘Seagulls’ conquistaram a vitória já nos descontos, graças a uma cabeçada de João Pedro, que sozinho na área marcou após um cruzamento de Simon Adringa (90’+5).

“Sofremos dois gols fáceis, temos de ser mais precisos nas duas áreas”, reconheceu o treinador do United, Erik ten Hag.

Depois de iniciar o campeonato com uma vitória sobre o Fulham (1-0) na semana passada, o Manchester United vai tentar se recuperar da derrota deste sábado contra o Liverpool no próximo fim de semana.

– Arsenal se vinga –

O Arsenal viu seu sonho de conquistar o título evaporar na temporada passada, depois das duas derrotas sofridas diante do Aston Villa (1-0 e 2-0).

Mas neste sábado os londrinos, comandados por Mikel Arteta, afastaram os fantasmas de Birmingham com uma vitória obtida com a participação de Bukayo Saka nos dois gols.

Um cruzamento do ponta-direita, mal afastado, foi aproveitado por Leandro Trossard (67′), que havia acabado de entrar em campo. Saka voltou a atacar dez minutos depois, ao dar uma assistência para Thomas Partey, cujo forte chute passou pelas luvas do goleiro argentino Emiliano Martínez (77′).

A goleada do dia foi do Tottenham diante de sua torcida em Londres. Os ‘Spurs’ do técnico Ange Postecoglou venceram o Everton por 4 a 0.

O meio-campista Yves Bissouma – de volta após uma sanção disciplinar por ter aparecido num vídeo inalando ‘gás do riso’ – abriu o placar aos 14 minutos. O capitão sul-coreano Heung Min Son marcou duas vezes (25′ e 77′) e o argentino Cristian Romero também fez o seu (71′).

Nos outros jogos do dia, o West Ham venceu por 2 a 0 em sua visita ao vizinho londrino Crystal Palace, enquanto o Fulham, outro clube da capital, venceu o Leicester por 2 a 1. O Nottingham Forest saiu vitorioso do jogo fora de casa contra o Southampton (1-0).

jta/bde/dam/jvb/aam

Manchester United