O Manchester City, atual campeão da Premier League, e o Arsenal mantiveram seus inícios de campanha com 100% de aproveitamento no campeonato inglês ao vencerem o Bournemouth (4-0) e o Leicester (4-2), respectivamente, neste sábado, pela 2ª rodada, em que o Manchester United é o lanterna provisório depois de ser goleado por 4 a 0 fora de casa pelo Brentford.

Tanto ‘Citizens’ quanto ‘Gunners’ estão agora com 6 pontos na classificação e mostram suas ambições neste início de temporada.

A situação dos dois contrasta com a do Manchester United que continua sem pontuar, depois de perder por 2 a 1 para o Brighton na primeira rodada. Desta vez o tapa na cara foi dado pelo Brentford, com um retumbante 4 a 0, com golos de Josh Da Silva (10), Mathias Jensen (18), Ben Mee (30) e Bryan Mbeumo (35).

O Manchester United não sofria quatro gols nos primeiros 35 minutos desde maio de 1990, em um jogo contra o Nottingham Forest.

A situação já é preocupante para o novo treinador do Manchester United, Erik Ten Hag, que não conseguiu esconder as deficiências de sua equipe apesar de ter Cristiano Ronaldo como titular.

“Lamento muito pelos torcedores, os decepcionamos. O Brentford teve mais fome e sofremos gols por erros individuais”, lamentou Ten Hag.

O goleiro espanhol David De Gea teve uma tarde dos pesadelos, com grande parte da responsabilidade na derrota, cometendo erros especialmente em três dos quatro gols sofridos.

O Brentford, com quatro pontos, é o terceiro na classificação.

A situação do United contrasta com a de seu vizinho Manchester City, que na primeira partida diante de seus torcedores no Etihad Stadium, tudo funcionou perfeitamente para a equipe do técnico Pep Guardiola, que encaminhou a vitória já no primeiro tempo, chegando ao 3 a 0 antes do intervalo, com gols do alemão Ilkay Gündogan, do belga Kevin De Bruyne e de Phil Foden.

No segundo tempo, o City ainda ampliou com um gol contra do colombiano Jefferson Lerma.

O artilheiro norueguês Erling Haaland, que havia conseguido uma dobradinha no jogo da primeira rodada do City, desta vez não marcou, mas deu a assistência para Gündogan liderar o caminho rumo à vitória.

– Dobradinha de Gabriel Jesus –

No Emirates Stadium, o Arsenal teve como protagonista seu novo astro brasileiro Gabriel Jesus. Ele balançou a rede duas vezes (aos 23 e 35 minutos) dando tranquilidade para sua equipe conquistar os 3 pontos.

O Leicester chegou a diminuir em duas ocasiões, com um gol contra de William Saliba (53) e James Maddison (74), mas nas duas ocasiões o Arsenal respondeu rapidamente recuperando a distância no placar, com gols do suíço Granit Xhaka (55) e do também brasileiro Gabriel Martinelli (75).

Newcastle (3º), Leeds (4º) e Brighton (5º), que haviam estreado no campeonato com vitórias, estão agora com 4 pontos.

Newcastle e Brighton empataram em 0 a 0, em casa, enquanto o Leeds empatou em 2 a 2 fora de casa com o Southampton.

Os dois gols do Leeds foram marcados pelo brasileiro nacionalizado espanhol Rodrigo Moreno, que com três tentos é líder isolado da artilharia.

Em duelo entre duas equipes que haviam perdido na primeira rodada, o Aston Villa venceu o Everton por 2 a 1, enquanto Wolverhampton e Fulham empataram em 0 a 0.

No domingo o duelo de destaque é o derby londrino Chelsea-Tottenham, enquanto o Liverpool joga na segunda-feira, quando recebe o Crystal Palace em Anfield.

— Jogos da 2ª rodada da Premier League:

– Sábado:

Aston Villa – Everton 2 – 1

Brighton – Newcastle 0 – 0

Wolverhampton – Fulham 0 – 0

Arsenal – Leicester 4 – 2

Manchester City – Bournemouth 4 – 0

Southampton – Leeds 2 – 2

Brentford – Manchester United 4 – 0

– Domingo:

(10h00) Nottingham – West Ham

(12h30) Chelsea – Tottenham

– Segunda-feira:

(16h00) Liverpool – Crystal Palace

bur-kca/dr/aam