Nesta sexta-feira (24), Virgínia Fonseca, que está grávida de cinco meses do seu segundo filho fruto do casamento com o cantor Zé Felipe, exibiu a barriga de gestação ao compartilhar um clique de biquíni em sua rede social. O post rendeu comentários dos seguidores da influenciadora devido ela exibir uma barriga chapada.

A Istoé Gente conversou com o médico Fernando Freitas, que é cirurgião plástico da USP-SP e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que explicou motivo da barriga de grávida de Virginia ‘não crescer normal’.

Vale ressaltar que a empresária tem Lipoaspiração de Alta Definição, mais conhecida como lipo HD.

ISTOÉ GENTE: Porque a barriga de quem tem lipo não cresce tanto na gravidez?
Dr. Fernando Freitas: A lipoaspiração é um procedimento indicado para a retirada de gordura localizada em regiões específicas do corpo. Quando este procedimento é realizado em pacientes que se encontram dentro do seu peso ideal, os resultados são excelentes. Dessa forma, se a paciente que fez lipoaspiração engravida e o seu peso se mantém em uma faixa adequada para a gestação, o aumento da barriga será menos visível externamente já que a porcentagem de gordura da região fica diminuida.

Importante dizer, porém, que esta é apenas a impressão externa. O tamanho do útero e as alterações fisiológicas da gravidez permanecem as mesmas e caso haja um aumento expressivo do peso durante a gravidez, esta impressão pode deixar de existir.

ISTOÉ GENTE: O bebê é prejudicado devido a barriga não ter um formato normal?
Dr. Fernando Freitas: A lipoaspiração não interfere em nenhum processo do desenvolvimento fisiológico do bebê. Inclusive, o tamanho do útero ao longo das semanas são exatamente iguais aos de pacientes que não fizeram o procedimento de lipoaspiração.

ISTOÉ GENTE: A Virginia já tem duas lipos, ela pode fazer uma terceira? Fazer várias lipos é perigoso?
Dr. Fernando Freitas: Não há problema em se submeter a mais de dois procedimentos de lipoaspiração. Mas a cada cirurgia é necessário redobrar os cuidados no pré e pós-operatório, além de escolher um cirurgião plástico experiente, já que o procedimento pode levar a fibroses e dificuldades técnicas a cada procedimento. Lembrando mais uma vez que a cirurgia não serve para emagrecer, mas sim para retirada de gordura localizada.

Virginia e Zé Felipe esperam outra menina, que se chamará Maria Flor. O casal também são pais de Maria Alice, de 1 ano de idade.