A modelo Bárbara Evans, que deu à luz gêmeos Álvaro e Antônio há 6 meses, se submeteu nesta semana a uma série de cirurgias plásticas. Os procedimentos realizados por ela foram lipoaspiração, abdominoplastia, mastopexia e a troca da prótese de silicone nos seios por uma de 280 ml.

+ Bárbara Evans lista quais cirurgias plásticas fez após nascimento de gêmeos

+ Bárbara Evans rebate críticas por fazer plástica após gravidez: ‘Quem decide sou eu’

Fabio Oshiro, cirurgião plástico da clínica JK Estética Avançada, explicou que as intervenções estéticas em mulheres que pós-gravidez podem ser necessárias devido às alterações hormonais, ao edema (inchaço) e às rápidas mudanças de peso provocadas pela gestação. Esses fatores podem resultar no chamado “efeito sanfona”, que causa rupturas nas fibras elásticas da pele (estrias) e flacidez.

“As principais queixas referem-se à flacidez de pele no abdome e nas mamas, levando à queda dos seios (ptose), além da diástase, que é o afastamento dos músculos retoabdominais, causando abaulamento abdominal”, destacou Oshiro.

Ele também ressaltou que o período recomendável para cirurgias plásticas após o término da amamentação é de seis meses. Esse tempo permite normalizar as alterações hormonais, estabilizar o peso e garantir que a paciente esteja apta para o repouso necessário após a intervenção cirúrgica, o que inclui não pegar o bebê no colo durante o primeiro mês pós-operatório.

“As oscilações de peso e alterações hormonais podem dificultar a avaliação do estado corporal e, consequentemente, o planejamento cirúrgico”, acrescentou o especialista.

Oshiro explicou também os detalhes de cada procedimento realizado pela modelo, que são buscas comuns entre as mãe:

  • Lipoaspiração: Remove gorduras localizadas sob a pele através de cânulas conectadas a um aparelho a vácuo. Pode ser auxiliada por tecnologias para tratar flacidez leve a moderada.
  • Abdominoplastia: Indicada para casos de flacidez extrema, remove o excesso de pele e trata a diástase, reposicionando o umbigo. Em casos menos severos, pode-se optar pela mini-abdominoplastia.
  • Mastopexia: Remove o excesso de pele das mamas, reposiciona as aréolas e, em alguns casos, utiliza implantes de silicone para aumentar o volume e a projeção do colo.