Uma das figuras mais amadas por crianças, jovens e adultos do mundo completa 50 anos em 2024 e ganha um novo destaque em linhas de produtos, eventos e exposições. Londres e São Paulo são duas metrópoles onde os fãs da Hello Kitty, criada em 1974 pela designer japonesa Yuko Shimizu, poderão imergir em seu universo. No Brasil, cosméticos de uma colaboração da Sanrio, criadora e detentora dos direitos da personagem, com Sabrina Sato, já estão disponíveis: nas embalagens, a personagem ganhou até a pinta na testa característica da apresentadora.

“Cinquentona”, a Hello Kitty conquista gerações desde o nascimento. “Ela teve um boom nos anos 1980, pois foi quando houve uma expansão do mercado de produtos para o público infanto-juvenil. No começo dos anos 2000, acredito que a estética do universo lúdico para a moda tenha vindo com os emos”, diz Maíra Zimmermann, coordenadora do curso de Moda da FAAP.

Há cinco décadas, seu desenho estampado em itens variados atesta sua popularidade e caráter atemporal. Aproximar os fãs está no horizonte da marca. “Ficamos sempre atentos às inovações do mercado e às mudanças de comportamento do consumidor para que possamos desenvolver diferentes estratégias de marketing”, diz Monica Joseph, gerente comercial e de marketing da Sanrio no Brasil.

“O fato de estar presente em diversos tipos de produto, desde saquê até capacete de motocicleta, prova o quão fortes são a imagem e a história dela”, diz Bárbara Augusto Marques, pesquisadora na área de comunicação e semiótica pela PUCFSP.

Além de estudar fabulações e micropolítica japonesas, ela possui um fltro de água, um telefone e até uma tatuagem com o tema. Na capital paulista, a mostra imersiva Hello Kitty — 50 anos de Encanto e Magia ocupará o Shopping Vila Olímpia. Serão mais de mil metros quadrados e 50 projetores instalados em sete salas em que os visitantes poderão desde customizar cenários até explorar visuais via holografa, por meio dos painéis tecnológicos da Biobots.

“Teremos intervenções pensadas para aguçar vários sentidos, como os aromas das salas, que vão mudar de acordo com a projeção e trilha sonora”, diz Mohamad Rabah, CEO da Multiverso Experience, que apresentará a mostra em parceria com a Sanrio.

Em entrevista à ISTOÉ, ele disse que esperam receber 30 mil pessoas entre 21 de março e 26 de maio. A expectativa dos fãs da personagem concebida na década de 1970 tem a ver com os valores éticos.

Aline Teodoro, assistente administrativa, no restaurante Eat Asia, em São Paulo: altura em maçãs, já que a personagem mede cinco unidades da fruta (Crédito:Divulgação )

O motivo é que a menina (e não gata) britânica (apesar de criada no Japão) faz parte da cultura kawaii — do alfabeto kanji, “fofura”.

“Por seu design atemporal e minimalista, que transcende as tendências da moda, somada à versatilidade, ela encanta gerações, transmitindo valores positivos de amizade, amor e cuidado”, diz Monica.

“Eu acredito que seja por isso que ela reverbera em todas as culturas, é uma personagem universal”, fala Bárbara.

A assistente administrativa Aline Teodoro da Silva também enxerga o sucesso aos princípios associados à figura e quer encontrá-los na mostra. “Espero que a exposição consiga transmitir o que ela representa para tantas pessoas, que é a alegria, a importância dos amigos e de ajudar os outros.”

Na Inglaterra: bonecos de diferentes nacionalidades e profissões comprovam a versatilidade da figura criada no Japão (Crédito:Divulgação )