Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, 10, revelou que ir ao cinema é a atividade cultural mais praticada pelos paulistanos, seguida de idas a centro culturais e shows. O estudo apontou que 24% da população, 2,4 milhões de pessoas, não frequenta nenhuma atividade cultural.

Encomendada pela Rede Nossa São Paulo ao Ibope Inteligência, a pesquisa Viver em São Paulo: Cultura foi apresentada na manhã de terça-feira, 10, no Sesc Vila Mariana. Foi apontado que as bibliotecas têm a menor frequência de uso (35% dos entrevistados dizem utilizar). Por outro lado, seis em cada dez paulistanos afirmam ter lido um livro, pelo menos em parte, nos últimos três meses.

Quatro variáveis diferenciam aqueles que frequentam todas as atividades mencionadas e quem respondeu que não frequenta nenhuma: escolaridade, classe social, renda familiar e cor da pele.

Sobre grandes eventos culturais gratuitos, a maioria (76%) diz frequentar. A segurança é citada como principal motivo entre os 24% dos entrevistados que não vão aos eventos.

A pesquisa “Viver em São Paulo: Cultura” entrevistou 800 paulistanos com 16 anos ou mais, em dezembro de 2017. Essa é a primeira edição, portanto ainda não é possível comparar com dados passados.

Porém, em 2014, a consultoria JLeiva Cultura & Esporte divulgou resultados da pesquisa “Cultura em SP: Hábitos Culturais dos Paulistas”, feita em parceria com o Datafolha. A amostra de ambos os trabalhos tem semelhanças, embora a metodologia seja diferente.

Naquela ocasião, o cinema também se destacava como atividade cultural preferida dos paulistanos (a pesquisa foi dividida por cidades). O principal motivo que impedia os paulistanos de frequentarem as atividades, apontado em 2014, foi a falta de interesse, e não as condições econômicas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.