A nova série ‘Money ID – A Identidade do Dinheiro’, do History Channel, conta com a presença de cineastas brasileiros na produção. Com direção do cineasta e empreendedor do setor de tecnologia Steven Phil, a série conta com produção de Pietro Krauss, Tamires Serket e Pedro Paracampos. A série marca uma importante conquista para a equipe brasileira, que lidera produções capazes de dialogar com audiências internacionais e atrair grandes nomes do cenário global.
+Paris recebe a primeira grande retrospectiva da pintora brasileira Tarsila do Amaral
+‘Parabéns, Coringa 2’: Coppola elogia outro flop de bilheteria
O documentário explora a evolução do dinheiro, desde suas origens até as criptomoedas, trazendo uma perspectiva global e inovadora sobre o tema. A trama conta com a participação de especialistas renomados, como Yuval Noah Harari, autor best-seller de Sapiens, e Muhammad Yunus, vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
Com uma abordagem técnica refinada e narrativa envolvente, Money ID destaca-se por sua proposta inovadora de tratar o dinheiro não apenas como uma ferramenta econômica, mas como uma construção social que influencia diretamente as dinâmicas de poder e a evolução das civilizações.
“O dinheiro não vem do escambo, o dinheiro é uma história, precisa ser visto de uma forma antropológica, como um elemento que constitui nossa identidade para além da visão pragmática e evolucionista da economia clássica”, comenta o diretor.
A série é uma realização da Finclass, em coprodução com Operahaus Features e Krauss Studios, e faz parte de um ciclo de obras da economia digital, ao lado de outras produções documentais, como Open Revolution (2022) e NFTs e Blockchain, com lançamento previsto para 2025.

Pietro Krauss, Tamires Serket e Pedro Paracampos posam com Steven Phil. Imagem/Divulgação.