Cineasta morto em voo no MS, Luiz Ferraz fez série sobre tragédia da Chapecoense

Reprodução
Cineasta Luiz Ferraz Foto: Reprodução

O cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz estava na aeronave que caiu nesta quarta-feira, 24, na zona rural de Aquidauana, Pantanal de Mato Grosso do Sul. Também estavam a bordo o documentarista Rubens Crispim Jr, o arquiteto e paisagista chinês Kongjan Yu e o piloto Marcelo Pereira de Barros. Não há sobreviventes.

Ferraz residia em São Paulo e era especializado em projetos de documentário e não-ficção. Seu projeto mais recente foi a direção da série “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia”, que foi indicado ao Emmy Internacional, o prestigioso prêmio atribuído a programas e profissionais de televisão.

A obra, produzida pela Pacha Films, retrata o acidente aéreo que matou jogadores e treinadores da Chapecoense, além de jornalistas, em novembro de 2016.

O cineasta também dirigiu a série “”To Win or To Win” para MBC/Shahid, maior grupo de mídia árabe, sobre o Al Nassr FC.

Em 2007, Ferraz produzia e dirigia na Olé Produções, onde fez o documentário “Paisagem Concreta”, que retrata a história do arquiteto Alvaro Siza e sua relação com o Brasil. A obra foi exibida em festivais pelos EUA, Canadá, Brasil, Suécia e Coreia do Sul.

Ferraz ainda fez a direção-geral da série “Algo no Espaço”, sobre artistas e escultores contemporâneos brasileiros.