Cinco tripulantes morrem após aeronave da guarda costeira colidir com avião no Japão

Avião da Japan Airlines estava em chamas na pista do aeroporto de Haneda, em Tóquio
Avião da Japan Airlines estava em chamas na pista do aeroporto de Haneda, em Tóquio Foto: STR/JIJI PRESS/AFP

Cinco tripulantes que estavam em uma aeronave da Guarda Costeira do Japão morreram após o avião colidir com um Airbus A-350 da Japan Airlines, no aeroporto de Haneda, em Tóquio, no Japão, na noite desta terça-feira, 2.

A aeronave da Japan Airlines com 379 passageiros e tripulantes a bordo pegou fogo na pista do aeroporto. Imagens da emissora pública NHK mostraram o avião envolvido pelas chamas por volta das 18h30 (horário local).

Um porta-voz da Japan Airlines informou que a aeronave, um Airbus A-350, voo 516, proveniente do aeroporto Shin-Chitose em Hokkaido, transportava 367 passageiros e 12 tripulantes. Ele pousou às 17h47 e pegou fogo.

Todos a bordo do avião da Japan Airlines foram evacuados e não houve feridos. Cinco dos seis tripulantes da aeronave da guarda costeira MA-722 morreram.  O capitão sofreu ferimentos graves, informou a NHK.

Um passageiro dentro do avião da Japan Airlines chegou a gravar um vídeo do momento do pouso da aeronave. Nas imagens é possível ver o princípio do incêndio que tomou o avião.

Em outro vídeo, divulgado nas redes sociais, é possível ver os passageiros sendo evacuados da aeronave.

De acordo com o The Japan Times, a aeronave da guarda costeira tinha a missão de voar para uma base na província de Niigata, transportando suprimentos para apoiar a área afetada pelo terremoto de magnitude 7,6 que atingiu o centro do Japão na segunda-feira.

Ainda segundo o jornal local The Japan Times, a colisão entre as duas aeronaves ocorreu na pista do aeroporto.

* Com informações da Reuters e AFP