Cinco atletas da ginástica artística para acompanhar em Tóquio 2020

Cinco atletas da ginástica artística para acompanhar em Tóquio 2020
Cinco atletas da ginástica artística para acompanhar em Tóquio 2020 Foto: Foto: REUTERS/Wolfgang Rattay

Em 2016, tivemos performances incríveis na ginástica artística. Vimos um bom rendimento do Brasil e o nascimento de algumas lendas, como Simone Biles. Para Tóquio a expectativa é tão boa quanto. Listamos cinco atletas que você, amante do esporte, tem que acompanhar nas Olimpíadas, confira:

+ Olimpíada: estreias e batizados marcam dia da vela em Enoshima

+ Olímpiada: Pedro Veniss substitui Luiz Francisco na equipe de saltos

+ Gêmeas maranhenses são armas do rugby nacional na Olimpíada

5) Arthur Zanetti – Brasil

Medalhista de ouro nas argolas em Londres e Prata no Rio 2016, Zanetti chega forte para brigar pelo pódio em Tóquio. O ginasta passou por uma cirurgia delicada após a Olimpíada do Rio e, em 2017, teve um rendimento abaixo do normal. No entanto, Zanetti deu a volta por cima e conquistou o vice-campeonato mundial nas argolas em 2018.

4) Sunisa Lee – Estados Unidos

Aos 18 anos, a americana é um dos destaques do país na ginástica artística, atrás apenas de Simone Biles. Em 2019, Sunisa Lee conquistou o ouro no campeonato mundial de ginástica artística como parte da equipe americana. Em Tóquio, a ginasta fará sua estreia nos Jogos, e é uma das favoritas ao ouro nas barras assimétricas.

3) Arthur Nory – Brasil

Medalhista de bronze no solo em 2016, o brasileiro chega como um dos favoritos ao ouro na barra fixa. Após uma lesão no joelho, Nory passou a focar mais no aparelho (que exige menos esforço da região) e evoluiu muito. Em 2019, o brasileiro se tornou campeão mundial na barra fixa, batendo o croata Tin Srbc. O atleta passou por uma artroscopia após a competiçõ, mas parece recuperado e chega forte para brigar pelo ouro em 2021.

2) Kohei Uchimura – Japão

A lenda japonesa da ginástica artística vem para Tóquio buscando seu terceiro ouro. Entre os anos de 2012 e 2016, Uchimura venceu todas as competições da categoria individual geral. Foram 6 títulos mundiais e dois títulos olímpicos. No entanto, por conta de lesões e dores no corpo, o atleta não participará da prova individual geral em Tóquio. Ele preferiu focar apenas na barra fixa, categoria em que também foi campeão mundial em 2015. O japonês será um dos adversários de Arthur Nory na luta pelo ouro.

1) Simone Biles – Estados Unidos

Após encantar o mundo nos Jogos do Rio, Simone Biles chega a Tóquio pronta para fazer história. Em 2016, a americana conquistou quatro ouros e um bronze. Nas Olimpíadas de 2020, ela pretende superar essa marca, levando os cinco ouros para casa. Levando em consideração seu desempenho no campeonato mundial de 2019, é provável que isso aconteça. Na competição, Biles conquistou cinco ouros e se tornou a ginasta com mais campeonatos mundiais da história, com incríveis 21 títulos.