Cientistas observam pela 1ª vez nascimento de sistema planetário

MILÃO, 16 JUL (ANSA) – Um grupo de cientistas anunciou nesta quarta-feira (16) ter observado pela primeira vez o exato momento em que planetas começaram a se formar ao redor de uma estrela recém-nascida.   

A histórica observação dos astrônomos foi feita através dos supertelescópios ALMA e James Webb. Os especialistas tiveram a oportunidade de flagrar os primeiros materiais rochosos se solidificando em torno da estrela, batizada de HOPS-315.   

“Pela primeira vez, identificamos o momento em que a formação planetária começa em torno de uma estrela diferente do Sol”, disse a pesquisadora Melissa McClure, da Universidade de Leiden, na Holanda.   

Já Merel van ‘t Hoff, professora da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, avaliou que os cientistas observaram o nascimento de um sistema “que se assemelha à aparência do nosso Sistema Solar quando estava apenas começando a se formar”.   

A HOPS-315, que tem aproximadamente menos de 100 mil anos de idade, fica a cerca de 1,3 mil anos-luz da Terra, na constelação de Órion, conhecida pela presença de muitas estrelas brilhantes, entre elas as gigantes Rígel e Betelgeuse e as populares Três Marias (Alnitak, Alnilam e Mintaka).   

Os pesquisadores detectaram ao redor da estrela o chamado disco protoplanetário, que é composto por gás e poeira e onde os minerais cristalinos começam a surgir. (ANSA).