MATERA, 4 NOV (ANSA) – Cientistas acreditam ter descoberto traços de um teatro milenar em Policoro, cidade do sul da Itália pertencente à região colonizada por gregos na Antiguidade, conhecida por Magna Grécia.
Escavações na colina Barone, dentro do Parque Arqueológico de Heracleia revelaram vestígios de uma grande estrutura pública.
Após extensos levantamentos, incluindo fotografias aéreas, imagens de drones e uma análise geofísica conduzida pela Universidade da Basilicata, os arqueólogos creem cada vez mais na provável presença de um palco cênico.
A descoberta foi possível graças aos fundos para a pesquisa arqueológica disponibilizados pelos Museus Nacionais de Matera e Museus da Basilicata, além do Ministério da Cultura, que financiam campanhas de escavações científicas.
Para Filippo Demma, diretor regional dos Museus da Basilicata, a revelação é de grande importância “não só para a identificação do teatro, cuja presença parece ser evidente nos levantamentos, mas também para a compreensão da organização urbana da colônia fundada em 433 a.C., sede da Liga Italiota”, uma aliança entre cidades-Estados gregas na península itálica.
Nos últimos anos, “resultados de grande destaque científico” têm sido descobertos no sítio arqueológico de Heracleia. (ANSA).