Cientistas desenvolveram uma nova mensagem de código binário, que contém figuras humanas (um homem e uma mulher pelados e acenando) e o nosso DNA. Eles propõem que o recado seja enviado ao espaço para que, no médio e longo prazo, possa atrair a atenção de possíveis civilizações alienígenas. As informações são do O Globo.

O projeto foi batizado de BITG (sigla em inglês para “Farol na Galáxia”) e teve como líder o astrofísico Jonathan H. Jiang. Também contou com o apoio do Laboratório de Propulsão a Jato, que pertence à National Aeronautics and Space Administration (NASA).

A mensagem usou os conceitos básicos da matemática e da física e estabeleceu um sistema de comunicação universal para solicitar uma resposta na esperança de iniciar uma conversa com nossos possíveis “vizinhos”.

A mensagem contém informações como a composição bioquímica da vida na Terra, a nossa posição na Via Láctea, representações digitalizadas do Sistema Solar e da superfície terrestre.

Jiang et al./NASA Jet Propulsion Laboratory/Divulgação

Essa não é a primeira tentativa de se comunicar com possíveis civilizações alienígenas. A NASA realizou algo semelhante durante as missões Pioneer 10 e 11, mas não obteve retorno.