Tecnologia & Meio ambiente

Cientistas descobrem nova espécie de lagarto no sul do Peru

Cientistas descobrem nova espécie de lagarto no sul do Peru

Foto distribuída pelo Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (SERNANP) do Peru, em 28 de setembro 2021, da Liolaemus warjantay, uma nova espécie de lagarto descoberta na reserva de Cotahuasi, em Arequipa - SERNANP/AFP


Um grupo de cientistas descobriu uma nova espécie de lagarto em uma área natural protegida em Arequipa, no sul do Peru, informou nesta terça-feira (28) o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp) do país sul-americano.

“A descoberta recente de uma nova espécie de lagarto pela ciência na Reserva Paisagística da Sub-bacia de Cotahuasi, área natural protegida na região de Arequipa, representa uma contribuição valiosa das áreas naturais protegidas do Peru para o mundo”, diz um comunicado da entidade.

A nova espécie, denominada Liolaemus warjantay, foi registrada no altiplano próximo da Cordilheira dos Andes, acima de 4.500 metros de altitude.

A descoberta foi feita há poucas semanas como parte de uma pesquisa científica que envolve especialistas de Peru, Argentina, Chile e Bolívia.

 

O lagarto se caracteriza por possuir uma cor cinza-escuro na parte dorsal da cabeça, escamas palpebrais de cor amarelo-claro no caso das fêmeas da espécie e manchas em linhas transversais finas e curvas que formam pequenos círculos nas costas.

Além disso, o animal se diferencia de outras espécies de seu gênero por apresentar escamas trífidas na planta das patas e pela ausência de poros femorais.

A reserva paisagística da sub-bacia de Cotahuasi é uma área protegida na região de Arequipa, com uma extensão de 490.550 hectares, onde já foram catalogadas 158 espécies de aves.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio