ROMA, 16 ABR (ANSA) – Uma equipe de cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, apresentou nesta segunda-feira (15) um coração humano com tecidos e vasos sanguíneos feito através de uma impressora 3D.
O estudo foi divulgado na revista científica “Advanced Science” e já é considerado um grande avanço para o tratamento de doenças cardiovasculares. Além disso, a novidade poderá ajudar na prevenção da rejeição dos transplantes.
O órgão, que foi produzido com células de um paciente, possui o tamanho de uma cereja e estava imerso em um líquido transparente. De acordo com os cientistas, esse é o primeiro coração impresso em laboratório com ventrículos e vasos sanguíneos.
“Já haviam conseguido imprimir em 3D a estrutura de um coração, mas esta é a primeira vez que alguém conseguiu projetar e imprimir um coração inteiro, repleto de células, vasos sanguíneos, ventrículos e câmaras”, afirmou o professor Tal Dvir, que liderou o projeto.
Ainda segundo o pesquisador, o mini-coração ainda não é adequado para ser usado em transplantes, nem mesmo de forma experimental em animais, porque os cientistas israelenses precisam fazer com que o órgão bombeie o sangue como um coração verdadeiro.
“Talvez em 10 anos existam impressoras de órgãos nos melhores hospitais do mundo e estes processos aconteçam de modo rotineiro”, explicou Dvir.
O pesquisador israelense ainda disse que o objetivo dos cientistas é conseguir fazer com que os corações impressos “se comportem” como os de verdade.(ANSA)