ROMA, 2 FEV (ANSA) – Células de tumores cerebrais são como “camaleões”, capazes de imitar neurônios saudáveis para evitar ataques do sistema imunológico.
A conclusão é de um estudo liderado pelo cientista italiano Antonio Iavarone, vice-diretor do Sylvester Comprehensive Cancer Center da Miami University Medical School, nos Estados Unidos.
Os estudiosos descobriram o “truque” avaliando um dos tipos mais agressivos e intratáveis de tumores cerebrais, o glioblastoma.
A descoberta, publicada no periódico Cancer Cell, também é resultado de uma combinação entre o maior banco de dados existente, e uma análise com inteligência artificial.
O achado também pode ser potencialmente útil para outras formas de câncer.
“Nossa descoberta foi possível graças a uma abordagem única no estudo do glioblastoma”, disse Iavarone.
A análise, que também contou com a participação do Centro Nacional de Pesquisa sobre Câncer da Coreia do Sul, avaliou pela primeira vez a coleção completa de proteínas (o proteoma) em uma série de casos de glioblastoma, com amostras retiradas de pacientes após o diagnóstico e após o retorno do tumor.
As alterações causadas pela presença de enzimas nas proteínas também foram verificadas.
A abordagem, para Iavarone, “oferece um panorama das possíveis alterações de tumores em um nível individual, o que é impossível de obter apenas com análise genética”. (ANSA).