Publieditorial

Ciência e Fé

“O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me deu vida Jo 33:4.

Ciência e Fé

A busca por tentar aliar a crença religiosa com a ciência é histórica. E a Igreja Cristã Maranata decidiu trazer esse tema para dentro de suas discussões, com o intuito de mostrar aos seus membros como a ciência nem sempre é inimiga da fé. Para isso, a instituição montou um time de peso, composto por vários membros que também são pesquisadores científicos para comandar o Projeto Ciência e Fé.

“O homem que tem a fé viva em seu coração também entende que a ciência é um elemento-chave nesse momento que vivemos. Entretanto, ele sabe que nada escapa ao controle de Deus”, diz Tiago Campos Pereira, mestre e doutor em Genética e Biologia, com pós-doutorado pela Universidade de Cambridge e membro da igreja.

Para Carlos Nejar, integrante do grupo, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofi a, a ciência sempre se vê diante do limite. “Nós amamos o conhecimento, respeitamos a ciência, que na verdade pode moldar o pensamento, mas jamais muda o homem, dando-lhe uma nova vida no espírito”.

O doutor em Física Teórica Tarcísio Nunes Teles, que também é pastor e tem pós-doutorado pelo Instituto Nazionale di Fisica Nucleare em Firenze, na Itália, destaca que essa discussão é relevante nos dias atuais. “Principalmente para um público que tem acesso a muitas informações e, às vezes, é levado a ter conceitos equivocados tanto sobre ciência quanto fé”.

“Muitas vezes o homem quer usar a ciência como base da fé, o que é desnecessário, já que ciência e fé têm origens diferentes. A ciência está abrigada na obra criadora e a fé na origem da eternidade de Deus”, ressalta Alex Sander de Moura, membro da igreja, mestre em Matemática e doutor em Engenharia Elétrica.

Desde então, vários trabalhos científicos vêm sendo produzidos pelos cientistas da igreja que mostram que fé e ciência podem andar de mãos dadas. Um deles é o artigo “Bios e Fé”, cujo conteúdo pode ser visto abaixo:

1. INTRODUÇÃO

O texto acima refere-se às grande afl ições vividas por Jó, dentre elas a perde de seus bens, enfermidades e a morte de seus fi lhos. No entanto, verifi ca-se na Palavra de Deus, que Jó tinha um amigo especial, que lhe disse: “Eis que vim de Deus, do barro também eu fui formado” Jo 33: 6 [3]. Esse amigo estava se referindo a Deus como Criador da vida e do homem, isto é, Ele poderia mudar todas as coisas.

Em uma abordagem sobre alguns mistérios de Deus, observa-se que a ciência investiga princípios que tentam explicar a origem da vida na Obra Criadora. Contudo, destacaremos a formação da vida biológica e do homem na perspectiva da Fé, cuja origem é a Obra Redentora.

2. A VIDA (ORIGEM)

Os cientistas procuram elucidar a origem da vida por meio de algumas teorias, entre elas a evolução química. Ao compreender a Palavra de Deus percebe-se que é possível conciliar o entendimento da ciência com a Fé. Isto é, observa-se que a Bíblia diz em Gênesis 1:11: “… Produza a terra erva verde…” [3]. A “terra” é matéria não viva, já a “erva verde” é a matéria viva, ou seja, do inanimado foi gerado a vida, porém o mecanismo que proporcionou tal acontecimento (não explicado pela ciência) é descrito na Bíblia: “E disse Deus”.

3. BIOGÊNESE

Deus estabeleceu que somente seres vivos gerariam outros seres vivos, isto é, Ele determinou a Biogênese. Em 1860, o cientista Louis Pasteur comprovou por meio de um experimento envolvendo fervura de caldos nutritivos, que somente a vida por gerar vida, a Biogênese [1]. “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutifi cai e multiplicai-vos…” Gênesis 1:28 [3].

4. VIDA – OBRA CRIADORA E OBRA REDENTORA

Na criação, Deus formou o homem como o único dos seres vivos que possui duas naturezas: material (biológica) – “pó da terra” – oriunda da Obra Criadora – e outra espiritual – “fôlego da vida”, oriunda da Obra Redentora. O homem na razão inclina-se somente para uma de suas origens, o pó da terra (vida biológica), que pertence à Obra Criadora. No entanto, a alma do homem, cuja origem é da Obra Redentora, tem sede de Deus vivo.

No que se refere à vida humana, a Bíblia demonstra claramente as duas naturezas:

a) Vida biológica – Bios (Obra Criadora) A ciência em seu processo de investigação científica desconsidera a Palavra de Deus (Fé). Dessa maneira será conhecida, porquanto é impossível encontrar Deus pela razão.

b) Vida Espiritual – Zoe (Obra Redentora)

“Zoe” é vida completa, isto é, não abrange apenas elementos biológicos, mas atributos ligados diretamente à Obra Redentora. Deus não fez o homem apenas para esta vida “Bios”, mas para a vida eterna “Zoe”.

5. O VERBO

Deus resgata o homem da morte eterna com o poder de sua palavra (o Verbo). O Verbo é a Palavra que gera vida e, neste ato, se revela para estabelecer a Obra Redentora, um projeto que envolve a Trindade (o Pai, o Filho e o Espírito Santo) [4].

O dia do arrebatamento da igreja fi el se aproxima. Ele aguarda o momento de sua partida. Aqueles que serão arrebatados terão os corpos transformados, isto é, nada da Obra Criadora (matéria) entrará na Obra Redentora
(eternidade de Deus).

6. CONCLUSÃO

Existe, portanto, uma vida biológica como parte da Obra Criadora cujo tempo (“Chrónos”) está contado para esta vida (“Bios”). Mas, uma outra vida (“Zoe”) é movida pela Fé como parte da Obra Redentora (“kairós”). “Maranata, o Senhor Jesus Vem!”

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia 1, 3ª Ed. São Paulo: Moderna, 2010, p. 27-28. [2] BÍBLIA de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida. [3] BÍBLIA Português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e atualizada no Brasil. Brasília: Sociedade Bíblia do Brasil,1969. [4] Gueiros, G. V. T., Fé: sua manifestação histórica e profética. Vila Velha, Ed. do autor, 2018. [5] LAZCANO, A. The Origins of Life. Natural History, p.36- 41, Feb. 2006.

SOBRE O AUTOR
Willer do Carmo Campos Júnior, Diácono e membro do grupo Ciência e Fé da Igreja Cristã Maranata, é graduado em Ciências Biológicas pela UEMG-DV e especialista em Saúde Pública pela UEMG-DV.

e-mail: professorwillerbio@gmail.com
Currículo Lattes: http://Lattes.cnpq.br/4284739388233707

SAIBA MAIS

Esse assunto será reportado no sábado, às 7h, e no domingo, às 14h, no programa Anunciando o Evangelho Eterno, transmitido pela RedeTV!. A Igreja Cristã Maranata está à disposição para esclarecimentos ou até mesmo comentários acerca deste artigo pelo e-mail: anunciodoevangelho@presbiterio.org.br.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA ICM

NO YOUTUBE (igrejamaranataoficial) Todos os dias, às 20h: transmissão de culto inédito em português e espanhol voltada para o Brasil e América Latina como um todo. Quintas, às 16h: conteúdos para crianças e adolescentes.

NA RÁDIO MAANAIM

24 horas no ar, trazendo informações, palavras de conforto e louvores para membros da igreja e toda a sociedade
Site: www.radiomaanaim.com.br
Facebook/radiomaanaim
Instagram/radiomaanaim

OUTROS CANAIS

Site: igrejacristamanarata.org.br
Facebook: /igrejacristamaranata
Instagram: @igrejacristamaranata_oficial
YouTube: Igreja Cristã Maranata
TV: TV Web Maanaim
Rádio: radiomaanaim.com.br
App: Igreja Cristã Maranata(sistemas Android e iOS)