SÃO PAULO, 8 MAR (ANSA) – Os moradores da cidade de Onoway, em Alberta, no Canadá, se depararam com uma situação inusitada ao abrir as torneiras na última segunda-feira (6). Após um erro no tratamento químico, a coloração da água foi alterada para cor-de-rosa.   

A população chegou a reclamar com as autoridades. No entanto, a prefeitura da cidade emitiu um pedido de desculpas na noite desta terça-feira (7) e afirmou que a mudança na cor da água foi um efeito colateral comum no tratamento químico com permanganato de potássio, feito antes de liberar a água para o consumo.   

De acordo com o prefeito, Dale Krasnow, a situação não fornecia nenhum tipo de risco à saúde da população, mas admitiu que a administração local poderia “ter feito um trabalho melhor em comunicar o que estava acontecendo”.   

Os responsáveis pelo tratamento da água explicaram que o produto químico entrou no reservatório quando uma válvula falhou durante o processo de esvaziamento e lavagem dos filtros. “O reservatório foi drenado, mas alguns dos produtos entraram no sistema de distribuição”.   

Segundo as autoridades, o permanganato de potássio é usado em processos normais de tratamento para ajudar a remover ferro e magnésio da água.   

“É uma situação com a qual a gente certamente vai aprender.   

Vamos desenvolver uma estratégia para uma melhor resposta em termos de comunicação se isso ou algo similar acontecer novamente no futuro”, afirmou Krasnow.   

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o elemento pode causar irritação na pele, mas até o momento não houve registro de nenhuma reação ao produto químico. (ANSA)