CREMA, 29 OUT (ANSA) – Uma cidade do norte da Itália dedicou uma praça a uma brigada de médicos cubanos enviada ao país em um dos piores momentos da pandemia de Covid-19.   

A homenagem foi feita pela Prefeitura de Crema, na Lombardia, que rebatizou uma de suas praças com o nome “Brigada Henry Reeve”, força médica criada pelo governo de Cuba para missões internacionais.   

Ao todo, 37 médicos e 15 enfermeiros cubanos atuaram em um hospital de campanha em Crema durante dois meses, até o fim de maio de 2020, na primeira onda da pandemia.   

“Eles foram testemunhas de nossos lutos, sabem que detrás de cada uma daquelas vidas existe um lamento que permanecerá para sempre suspenso no ar, na nossa história, na nossa sensibilidade”, afirmou a prefeita de Crema, Stefania Bonaldi, que no ano passado chegou a sugerir o Nobel da Paz para a brigada.   

Bonaldi ainda homenageou um dos membros da força médica, Gracilano Bartolo Díaz, que combateu a Covid em Crema e morreu da mesma doença recentemente, em Havana. “Gracilano também é um de nós e merece ter seu nome lembrado”, concluiu. (ANSA).