Cidade italiana receberá exposição inspirada em astecas

RAVENNA, 7 AGO (ANSA) – A história das civilizações pré-colombianas encontradas nas artes de cerca de 900 italianos será tema de uma grande exposição no Museu de Arte da cidade de Ravenna, no norte da Itália, de 6 de outubro a 7 de janeiro de 2018.   

Intitulada “Montezuna, Fontana, Mirko. A escultura em mosaico de suas origens”, a iniciativa foi idealizada no âmbito da 5ª edição da Bienal de Mosaico Contemporâneo de Ravenna com o objetivo de contar o nascimento e evolução da linguagem e as diferentes interpretações da esculturas a partir de 1930. Em uma das cidades mais famosas do mundo por seus esplêndidos mosaicos bizantinos, a exposição também mostrará as particularidades e técnicas combinadas com as esculturas descobertas pelos astecas, que inspiraram artistas como Lucio Fontana e Mirko Basaldella entre os anos de 1930 e 1940.   

Outros pintores e escultores influenciados pelas civilizações pré-colombianas estão Riccardo Licata, Mimmo Paladino e Sandro Chia durante 1970 e 1980 no fim do período do Novo Realismo.   

(ANSA)