Cidade italiana inaugura rua em homenagem à Eunice Paiva

SÃO PAULO, 25 OUT (ANSA) – A cidade de Bari, na Itália, inaugurou uma rua com o nome da brasileira Eunice Facciolla Paiva, cuja história foi narrada no vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles.   

A homenagem do município da região da Puglia aconteceu paralelamente ao Bari Brasil Film Festival, que começou na última sexta-feira (24) e vai até a próxima segunda (27).   

Marcelo Rubens Paiva, um dos filhos de Eunice e autor do livro que inspirou o histórico filme “Ainda Estou Aqui”, protagonizado pela atriz Fernanda Torres, participou do evento italiano e foi amplamente homenageado pelo público.   

“Um evento esplêndido, que destaca os laços culturais entre nosso país e o Brasil. Parabéns aos organizadores por esta iniciativa, que beneficia a cultura e a identidade de nossos territórios. Eunice, descendente de Polignano, é um símbolo de liberdade, coragem e justiça: seu nome merece ser lembrado até mesmo em sua terra natal”, escreveu a vereadora Maria La Ghezza, do Movimento 5 Estrelas (M5S), que publicou uma foto ao lado do escritor e de sua irmã, Ana Lúcia Paiva.   

Eunice é descendente de imigrantes de Polignano que se mudaram para o Brasil no fim do século 19. Ela nasceu e cresceu no bairro do Brás, em uma comunidade de imigrantes italianos, e seu avô foi um dos fundadores da Associação Beneficente São Vito Mártir, promotora da Festa de São Vito, maior evento religioso e social da comunidade ítalo-paulistana. (ANSA).