GENOVA, 27 MAI (ANSA) – A cidade de Sestri Levante, na Itália, inaugurou a primeira placa do projeto nacional “Il Civico delle Radici”, promovido pelo Museu Nacional da Emigração Italiana (MEI).
A iniciativa foi o primeiro passo de um projeto de âmbito nacional do MEI que mira disponibilizar ao público através de um QR Code informações de diversos italianos que decidiram imigrar para o continente americano.
No Palazzo Fascie, em Sestri Levante, a placa que abre o projeto é dedicado a Stefano Fortunato, conhecido na Argentina como Esteban Fortunati, um dos fundadores do multicampeão River Plate, que deixou o “Belpaese” em 1884.
A placa com o QR Code foi instalada no átrio do Museu Arqueológico e da Cidade de Sestri Levante e conta, pela voz de Massimo Wertmüller, a história de Fortunati em um minidocumentário.
A inauguração, que coincide simbolicamente com o aniversário da fundação do River Plate (25 de maio de 1901), contou com a participação de autoridades locais.
O objetivo é deixar à comunidade um projeto que recupere e valorize narrativas preciosas, ajudando a conscientizar sobre o profundo vínculo entre a Ligúria e as comunidades italianas no exterior. (ANSA).