BOLONHA, 12 DEZ (ANSA) – O rompimento de um dique que controlava o fluxo do rio Enza na cidade de Brescello, que fica na região da Emília-Romana, no norte da Itália, causou a evacuação de mais de mil moradores nesta terça-feira (12).   

As águas do rio invadiram a área habitada e o centro industrial do bairro de Lentigiano, provocando a evacuação em massa. Os bombeiros e a Proteção Civil estão usando barcos e até um helicóptero para retirar os moradores em segurança.   

Uma das estradas que chega à comuna, a statale 63, também teve o tráfego interrompido por conta da cheia do rio.   

A situação na cidade, que tem quase cinco mil habitantes, é um reflexo da onda de mau tempo que atinge a Itália desde o último domingo (10).   

As fortes chuvas, além de nevascas, causaram uma série de transtornos, especialmente, na questão do transporte – com atrasos de voos e a suspensão parcial da circulação de trens e barcos em algumas cidades.   

Em diversas partes do território, especialmente no norte e nordeste do país, há uma vigilância especial sobre os níveis dos rios.   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

As autoridades pediram que os moradores que vivem em áreas mais baixas, e que já enfrentaram alagamentos, deixem suas casas por precaução e procurem abrigo ou a residência de amigos e parentes.   

Até o momento, nenhuma morte foi confirmada por conta do mau tempo, mas a polícia confirmou que ainda procura pelo ex-prefeito de Vogogna, Marco Zago, 50 anos. Ele desapareceu há três dias quando foi esquiar na região. (ANSA)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias