Geral

Cidade do Espírito Santo perde todas as doses de vacina contra Covid-19 após desligarem energia

Crédito: Reprodução/Pixabay

A cidade de Rio Bananal, no Espírito Santo, perdeu todas as doses disponíveis de vacinas contra a Covid-19. De acordo com a prefeitura, vândalos desligaram o relógio de energia elétrica da sede de vacinação da cidade e 133 doses foram perdidas. As doses da CoronaVac seriam aplicadas em profissionais de saúde na segunda etapa da vacinação.

Em um vídeo divulgado pela própria prefeitura, Márcia Venturim, coordenadora de Imunização de Rio Bananal, afirmou que recebeu a ligação da servente do local por volta das 5h30 desta quinta-feira (18), informando que o prédio estava sem energia e que a geladeira estava apitando.

Na chegada à sede, Márcia constatou que a geladeira estava desligada e que os itens armazenados já estavam descongelando. Segundo ela, além das vacinas contra o coronavírus, imunizantes contra outras doenças também foram perdidos.

”Estava cheia das vacinas, não só das vacinas de Covid-19, mas também todas as vacinas do município estavam sendo armazenadas aqui por segurança durante o feriadão e a temperatura dela já estava em 23 graus, totalmente estragado”, contou.

Assim como os imunizantes, também foram perdidos toda a medicação de alto custo e todos os testes de sangue para Covid-19 que haviam sido coletados na quinta e na sexta-feira da última semana e que seriam enviados ao Laboratório Central (Lacen).


+ MS: Homem que revelou amante pouco antes de ser intubado deixa UTI-covid
+ Ratinho critica Dudu Camargo: ‘Só o Silvio gosta dele’



De acordo com a prefeitura, o governo estadual já foi informado sobre a situação e um boletim de ocorrência foi registrado para que o caso seja investigado pela Polícia Civil.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o município é orientado a proceder a separação das doses e as manter em temperaturas adequadas (entre +2 a +8ºC).

Conforme apontou o G1, o município deve preencher um formulário sobre o episódio que será remetido ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para avaliação.

“Os parâmetros de estabilidade da vacina serão avaliados pelo INCQS sobre o uso ou não dos imunobiológicos. Enquanto estão sob análise do INCQS, a Sesa possui reserva técnica para suprir o município”, dizia a nota do Sesa.

Veja também

+ Receita de bolinho de costela com cachaça
+ Descoberta no deserto do Kalahari leva a revisão da origem humana
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Vídeo: o passo a passo de como fazer ovo de Páscoa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS