Um dos cinco cidadãos americanos que deixaram o Irã nesta segunda-feira (18) saudou o presidente Joe Biden por ter ignorado a reação política e realizar uma troca que o libertou.
“A minha sincera gratidão ao presidente Biden e à sua administração, que teve que tomar algumas decisões incrivelmente difíceis”, disse Siamak Namazi, em um comunicado.
“Obrigado, presidente Biden, por colocar a vida dos cidadãos americanos acima da política”, acrescentou.
Mas Namazi, que esteve preso por oito anos, reconheceu que “não havia boas opções” para lidar com o Estado clerical.
Dirigindo-se a Biden enquanto o presidente se prepara para se encontrar com os líderes mundiais nas Nações Unidas, Namazi disse: “Peço a você que inicie um esforço global revolucionário que vise a prevenir a tomada de reféns em primeiro lugar”.
“Somente se o mundo livre finalmente concordar em impor coletivamente consequências duras àqueles que usam vidas humanas como meras moedas de troca é que o regime iraniano e seus semelhantes serão obrigados a fazer escolhas diferentes”, insistiu.
“Infelizmente, até lá, nós podemos prever que mais americanos e outros serão vítimas da tomada de reféns pelo Estado – um horror que, graças a você, minha família e eu nos esforçaremos para deixar para trás a partir de hoje”, completou.
sct/bgs/dd/tt