Um novo ciclone extratropical deve se formar no Sul do País ao longo desta sexta-feira, 7, e se deslocar para o Sudeste e Centro-Oeste durante o final de semana. De acordo com o Climatempo, o fenômeno é acompanhado por uma frente fria e pode provocar rajadas de vento com potencial de ultrapassar 100 km/h no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
Ainda segundo o Climatempo, a previsão é de que o ciclone esteja completamente organizado no fim da noite desta sexta-feira entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Depois, durante a madrugada de sábado, 8, o centro do fenômeno deve se deslocar ao litoral catarinense e, no decorrer da manhã e da tarde, avançar no mar em direção à costa de São Paulo e Rio de Janeiro.
Já durante este domingo, 9, o ciclone extratropical deve estar no mar, com o centro estimado entre a costa do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
O Climatempo alertou que os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e de Santa Cataria devem ser impactos pelo vento e as rajadas provocados pelo ciclone. As rajadas mais intensas podem variar entre 60 km/h e 85 km/h, ” mas nas áreas mais altas das serras, as rajadas podem até superar um pouco os 100 km/h”, acrescentou.
No sábado, há risco de rajadas de vento um pouco acima dos 100 km/h nas áreas litorâneas do Rio Grande do Sul e do Paraná. Além disso, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais podem ser afetados pela ventania ciclônica.
Na região Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul deve ser o estado mais impacto pelo ciclone extratropical, onde as rajadas de vento mais intensas podem chegar a 58 km/h devido aos temporais entre sexta-feira e sábado.
Estados em alerta
O governo do Paraná emitiu um alerta para tempestades severas, com possibilidade de fortes rajadas de vento e precipitação de granizo, entre a tarde desta sexta e a manhã de sábado.
A Defesa Civil do estado advertiu para possíveis alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de galhos de árvores e danos nas redes elétricas.
Já o Rio Grande do Sul alertou que o ciclone extratropical deve provocar tempestades severas nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste do estado, com ventos acima de 100 km/h. Nas demais regiões, as rajadas oscilam entre 50 km/h e 85 km/h, e podem ultrapassar os 100 km/h entre o Litoral Médio e Norte.
O governo de Santa Catarina também advertiu, por meio Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, para o risco de vendaval, chuva intensa, raios e queda de granizo ao longo desta sexta-feira.
“Durante os eventos, as rajadas de vento podem superar os 90 km/h, e a chuva deve ocorrer de forma intensa em curtos períodos de tempo”, informou.
Já a Defesa Civil de São Paulo comunicou que mobilizou o gabinete de crise devido ao alerta para tempestades, rajadas de vento e possibilidade de granizo.
Ainda de acordo com o órgão, as rajadas de vento podem causar danos, sobretudo em áreas urbanas e litorâneas. A previsão indica:
- 115 km/h no Litoral Norte;
- 110 km/h na Baixada Santista, Vale do Ribeira e Região de Itapeva;
- 100 km/h na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira;
- 95 km/h nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.
Ver essa foto no Instagram