Ediçao Da Semana

Nº 2742 - 12/08/22 Leia mais

Cicatrizes faciais são comuns. Muitas vezes, elas surgem como resultado de acne ou de outras condições e lesões na pele. E se você tem cicatrizes e não se sente confortável em mostrá-las ao mundo, não há nada de errado em querer cobri-las.

+ Maquiagem na pele acneica: um guia com tudo que você precisa saber

+ 2 em cada 10 mulheres que usam maquiagem apresentam problemas oculares; saiba como prevenir

Se esse é o seu caso, a maquiagem pode ser uma grande aliada. Quem já está acostumada a utilizar esses cosméticos provavelmente já tem uma base de alta cobertura favorita e um corretivo para disfarçar imperfeições. No entanto, assim como a maioria dos assuntos relacionados à beleza, vale a pena conhecer as dicas de especialistas. E se você não sabe nada sobre isso, está na hora de aprender! As informações são da “Woman & Home”.

Como cobrir cicatrizes de acne com maquiagem

Pexels

Para aprender a usar maquiagem para cobrir cicatrizes, existem dois elementos principais a se entender: cor e textura. 

Comece abordando a textura irregular com um bom primer para uniformizar a pele. “Eu sempre coloco o produto em camadas para cobrir cicatrizes e textura. Comece aplicando um primer na pele para suavizar a superfície e prepará-la para a base ou corretivo”, aconselha Rachel Hardie, artista da marca de maquiagem NARS.

O próximo passo é a correção de cor, mantendo em mente que nem todas as cicatrizes são iguais. “As cicatrizes podem ser planas ou levantadas, e você pode esconder qualquer descoloração com maquiagem”, diz Kay Montano, maquiadora da Chanel. “Se a cicatriz for vermelha, você precisará de um corretivo amarelo ou verde-oliva; se for cinza-escura, você precisará de [um corretivo] damasco ou terracota.” 

“Cicatrizes atróficas [“para dentro”] tendem a ser mais claras do que o resto da sua pele, então opte por um corretivo um pouco mais escuro ao cobri-las. Isso ajudará a equilibrar os tons da sua pele. Já as cicatrizes hipertróficas [“para fora”] são o oposto e tendem a ser mais escuras, então misture sobre elas um tom um pouco mais claro”, continua Kay. 

A recomendação das profissionais é que sempre se use uma boa luz para aplicar a maquiagem. Além disso, você deve pintar diretamente na cicatriz com um pincel pequeno de corretivo ou lábios. A pele das cicatrizes geralmente é brilhante, então, quando você terminar de aplicar a cor em camadas, assente a maquiagem no lugar com um pó translúcido. Pós compactos ​​podem causar um aspecto pesado.

Como escolher os melhores produtos para cobrir cicatrizes

Antes de selecionar seus produtos para cobrir cicatrizes, pense nos ingredientes. “Procure bases de tratamento específicas”, aconselha a esteticista Genevieve Knodel. “Opte por versões à base de minerais com ingredientes ricos em antioxidantes, como polihidroxiácidos. Eles ajudarão a suavizar a aparência da pele e a tratar a inflamação para estimular o processo de cicatrização. Evite ingredientes comedogênicos que causam congestão da pele e procure o melhor protetor solar facial que ajudará a proteger sua pele de mais danos”, finaliza.