Chuvas torrenciais deixam dois desaparecidos na Catalunha

Duas pessoas estão desaparecidas na Catalunha, no nordeste da Espanha, onde chuvas torrenciais caíram na noite deste sábado (12), provocando algumas inundações e interrompendo o tráfego ferroviário durante várias horas.

“Estamos trabalhando na busca de duas pessoas em Cubelles”, uma localidade de 17 mil habitantes situada a 50 quilômetros de Barcelona, anunciaram os bombeiros em uma mensagem publicada na rede social X.

“Segundo as primeiras informações, elas podem ter sido arrastadas pela cheia do rio Foix”, que deságua no Mediterrâneo, acrescentaram, especificando que a operação de busca abrangia tanto “as margens” do rio quanto “sua foz”.

As fortes chuvas causaram inundações em vários pontos, entre eles um hospital de Barcelona, que precisou suspender a admissão de novos pacientes após sofrer um corte de energia elétrica.

No aeroporto de Barcelona, um avião que havia acabado de decolar com destino aos Estados Unidos teve que retornar, já que o granizo danificou o bico da aeronave, segundo os controladores aéreos.

As condições meteorológicas adversas levaram a companhia ferroviária espanhola Renfe a suspender, por várias horas, a circulação em toda a região, tanto dos trens de alta velocidade quanto dos regionais e suburbanos.

Nessa região, mais de 70 pessoas foram atendidas pelos serviços de emergência, mas nenhuma em estado grave. O alerta vermelho, decretado por volta das 17h, foi suspenso duas horas depois.

Além da Catalunha, diversas regiões do norte e leste da Espanha também foram afetadas pelas fortes chuvas, entre elas Aragão, onde foram mobilizados soldados da Unidade Militar de Emergências (UME), e parte da Comunidade Valenciana.

No final de outubro, essa região enfrentou um trágico episódio de chuvas torrenciais que causou 227 mortes. As autoridades, especialmente as regionais, foram então criticadas por sua falta de preparo e capacidade de reação.

vab/gge/hgs/mab/aa/am