Chuva forte atinge SP, mata quatro pessoas e cidade registra apagões em várias regiões

Reprodução/x/@czarissaldp
Cidade de São Paulo registra apagão em várias regiões Foto: Reprodução/x/@czarissaldp

Um forte chuva que atingiu o estado São Paulo no início da noite desta sexta-feira, 11, deixou endereços da capital paulista sem energia elétrica. Um dos pontos sem luz foi a Avenida Paulista. O apagão de alguns dos prédios da via foi registrado por moradores da região.

De acordo com informações da Defesa Civil, quatro pessoas morreram no estado de São Paulo em consequência da chuva. Uma delas veio a óbito após a queda de uma árvore no Campo Limpo, na Zona Sul da cidade de São Paulo.

“Do nada, um temporal fortíssimo na Paulista”, escreveu um usuário no X (antigo Twitter), seguido de um vídeo que mostra a avenida com prédios sem energia. “Deu apagão ai? Aqui na Paulista, teve, estamos fora do ar ainda galera!”, escreveu outro.

“Aparentemente o Milton chegou em todas as regiões de São Paulo ao mesmo tempo nunca vi a paulista apagada”, disse outro usuário, em referência ao furacão que atinge os Estados Unidos”.

Foram registradas quedas de energia em bairros como Moema, Campo Belo e Panamby, na zona sul, e Pompeia, na zona oeste. Moradores da Mooca (zona leste), Bela Vista (região central) e Saúde (zona sul) também relataram falta de luz.

Na Vila Leopoldina, na zona oeste, a energia caiu várias vezes e depois voltou, de acordo com moradores.

Em nota, a Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia na capital, informou que acionou o plano de emergência e reforçou suas equipes em campo para reconstruir trechos da rede danificados. “Técnicos da companhia seguirão atuando ao longo da noite para normalizar o serviço para os clientes que tiveram o fornecimento impactado”, disse a empresa.

“Com as fortes chuvas e rajadas de vento de até 87 km/h que atingiram a área de concessão, trechos inteiros da rede elétrica foram danificados em alguns pontos. As regiões Oeste e Sul da capital foram as mais atingidas, além dos municípios Carapicuíba, Taboão da Serra, Cotia, Osasco e Barueri”, acrescentou.

Na manhã deste sábado, 12, a concessionário emitiu outro comunicado no qual afirmou que cerca de 500 mil clientes tiveram a energia restabelecida, enquanto 1,6 milhão seguem com o serviço afetado. Após a forte chuva na noite de sexta-feira, 11, cerca de  2,1 milhões de clientes ficaram sem luz. “A companhia está disponibilizando cerca de 500 geradores para os casos mais críticos e reforçou os canais de atendimento”, completou.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o órgão da Prefeitura de São Paulo responsável pelo monitoramento das condições meteorológicas na capital, registrou rajadas de ventos de até 87 km/h na Lapa, na zona oeste. No aeroporto de Congonhas, os ventos chegaram a 78 km/h.

Os temporais também afetadas as operações de voo. Em Congonhas, passageiros relataram queda de energia no saguão e paralisação das operações de decolagem e pouso dos aviões.

Em nota, a Aena, concessionária que administra o aeroporto, afirmou que, “devido às condições meteorológicas”, o terminal teve as operações suspensas das 19h53 às 20h12, e orienta que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para verificar a situação dos respectivos voos.

O Estadão procurou a Latam, a Azul e a Gol para ter mais informações sobre atrasos e possíveis cancelamento de voos, mas não teve retorno até a publicação do texto.

O que orienta a Enel

A Enel Distribuição São Paulo orienta os clientes que estão sem energia que priorizem os canais digitais para abrirem chamados. São eles:

  • SMS: Envie gratuitamente um SMS do seu celular para o número 27373 com a palavra LUZ e o número da instalação que está sem energia. Exemplo: LUZ 012345678
  • App Enel (disponível para iOS e Android)
  • WhatsApp Elena: (21) 99601-9608