CATÂNIA, 19 OUT (ANSA) – Pancadas de chuva atingiram a região da Sicília na noite desta quinta-feira (18), causando estragos também nas cidades de Messina e Siracusa. O temporal alagou rodovias, carros foram levados pela correnteza, e outros ficaram travados com pessoas dentro, que tiveram de ser socorridas por bombeiros, pela Defesa Civil e por voluntários.   

A chuva violenta grou graves alagamentos em Siracusa e deixou estradas cobertas por detritos e esgoto, casas e lojas invadidas por águas barrentas. Francofonte, Lentini e a zona de Sigonella também foram fortemente atingidas, assim como as cidades de Romacca, Palagonia, Scordia e Agira.   

Em empresas agrícolas e em casas no campo, diversas pessoas se refugiaram nos telhados. Algumas dessas foram socorridas por dois helicópteros dos bombeiros e um da Marinha, como em Trigona, onde uma pessoa foi socorrida pelos bombeiros, que a levantaram com um equipamento de guincho. Muitas lojas e estabelecimentos comerciais estão fechados nesta sexta-feira (19). As operações de socorro estão em andamento. A Anas, associação que gere as estradas italianas, fechou temporaneamente algumas delas, como um trecho da SS417 (Catânia-Gelo), a estatal 385 de Palagonia e a SS280 (Catânia-Enna). (ANSA)