Edição nº2543 14/09 Ver edições anteriores

Churrasco garantido

Mateus Bonomi

Principal delator da Operação Carne Fraca, o ex-superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná Daniel Gonçalves detalhou à Procuradoria-Geral da República como funcionava o esquema político que o mantinha no cargo. Em troca
do apoio, ele repassava propinas a deputados federais do MDB. Para que a bancada do partido no Senado não atrapalhasse, outros mimos eram distribuídos. O senador Roberto Requião, segundo ele, recebia peças de picanha dos frigoríficos favorecidos pela bandalheira.

Educação
Blá-blá-blá

No início de 2017, o MEC publicou decreto e portarias de atualização dos processos regulatórios baseados na avaliação da educação superior. A Pasta à época tinha Rossieli Soares como secretário de Educação Básica. Agora, com ele ministro veio uma portaria criando um grupo de trabalho para rever os indicadores. Cerca de 90% dos escolhidos para o GT são do próprio ministério e não há prazo para conclusão da análise. Enquanto a burocracia não se entende, a sociedade brasileira faz a verdadeira reforma universitária. Exige que profissionais formados em uma área sejam multidisciplinares na prática, exceto claro, em carreiras como a da medicina.

Poupança
A fila anda

Em um mês, 30.408 pedidos foram feitos na plataforma eletrônica (www.pagamentodapoupança.com.br) de adesões ao acordo que compensa perdas de investidores em contas de poupança nos planos econômicos Bresser, Verão e Collor 2. Estima-se que 3 milhões de pessoas serão beneficiadas no processo. Desde os anos 90, milhares de ações estão na Justiça para exigir melhor correção do que a aplicada pelo governo. A adesão é dividida em lotes. No primeiro foram habilitados 734 poupadores. Do total, 325 de São Paulo (44,2%). Na quinta-feira 21 começou o prazo para nascidos entre 1929 e 1933, segundo lote, com adesões até 20 de julho.

Política
Carteira fechada

Oatawa

Uma pesquisa com pessoas conectadas à internet mostrou pouca disposição dos eleitores em contribuir financeiramente para a campanha política. Apenas 23% de dois mil entrevistados revelaram disposição para financiar um candidato. O internauta participou de forma espontânea, de 19 de fevereiro a 28 de maio, na plataforma digital Presença On-Line. O estudo foi coordenado pelo Instituto Gerp, do Rio de Janeiro.

Saúde
Pingo no i

Por meio de sua assessoria, a Agência Nacional de Saúde confirma a informação da Coluna, na edição da semana passada, de que o economista Leandro Fonseca pediu demissão da presidência. Mas assegura que o ato foi anterior à polêmica do reajuste nos planos de saúde individuais. Aliás, a Justiça impediu que o órgão aplique correção bem acima da inflação, como foi anunciado.

Conversas
Plano B

André Bueno/CMSP

Se malograrem as suas expectativas de obter apoio formal do PT, Ciro Gomes tentará contar com a adesão do PP à sua campanha presidencial. Hábil na oratória, não lhe será difícil explicar a parceria com a sigla de Paulo Maluf, Ciro Nogueira e Nelson Meurer. Afinal, voto é voto.

Pessoas físicas
Vaivém

Com a proibição das doações de empresas a candidatos nas eleições desse ano, muitos políticos estão transferindo para
o próprio nome bens de firmas de sua propriedade ou de suas famílias. Veículos e imóveis que possam ser usados na campanha são os patrimônios mais presentes nessas manobras.

São Paulo
Só milagre

A Câmara dos Vereadores de São Paulo abriu licitação para contratar serviços de publicidade. Vai gastar R$ 27 milhões em 12 meses com o objetivo de “fortalecer a imagem institucional” da Casa. Não bastaria trabalhar?

Lula
À espera

EVERSON BRESSAN/FUTURA PRESS

De dentro da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Lula mandou mais um recado. Dessa vez em direção ao Congresso. Deseja que senadores “de peso e da velha guarda” lhe façam uma visita. Renan Calheiros e José Sarney foram os primeiros a receber o comunicado. E parece que irão ao Paraná. A visita que recebeu do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, na semana passada, se insere no contexto, de se manter em evidência atrás das grades.

Codefat
Abono ameaçado

Sob clima de muita apreensão, na terça-feira 26, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador começará a discutir o seu orçamento para 2019. Podem faltar recursos para o pagamento do seguro-desemprego e o abono salarial do ano que vem. Isso porque o Legislativo deu aval para a União utilizar como quiser 30% da arrecadação de impostos e contribuições sociais, há obrigatoriedade do FAT repassar 40% de suas receitas (com o PIS/Pasep) ao BNDES, permanece alto desemprego e falta investimentos em qualificação e intermediação de mão-de-obra.

MDB
Como sempre

Para figurões do PMDB, insatisfeitos com Henrique Meirelles, o escolhido por Michel Temer, o sonho dourado é deixar o partido fora da disputa, liberando os candidatos da legenda aos governos estaduais para as composições que lhes agrade.

Crianças
Lá e aqui

Com justa razão, o mundo se indignou com o decreto de Donald Trump, separando pais dos filhos que foram detidos entrando ilegalmente nos EUA. O noticiário destacou que havia 49 filhos de imigrantes brasileiros lá, nessa situação. Mas não podemos esquecer. Hoje, em nosso País, são mais de 47 mil crianças e adolescentes acolhidos em abrigos, separados da família, por decisão judicial, quase sempre pela carência de recursos.

Futebol
Entre eles

Pedro Martins

Um levantamento feito pelo Google nos últimos sete dias revelou que Tite está entre os dez técnicos mais buscados desde o início da Copa. O brasileiro aparece na plataforma com 6,93% em um ranking que tem, disparado na ponta, Joachim Low, que comanda a seleção alemã (21,59%). A segunda posição é de Fernando Hierro, da Espanha (14,16%), seguido pelo contestado Jorge Sampaoli, da Argentina (9,73%).

Mau vizinho
Fumo de rolo

MmeEmil

Nunca foi tão intenso o contrabando de cigarros para o Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Combate à Falsificação, a marca líder desse mercado criminoso é a Eight, fabricada pela Tabacalera Tabesa. Seu dono, Horácio Cortes, acaba de renunciar à presidência da próspera república vizinha para assumir uma vaga no Senado, preservando o foro privilegiado na Justiça local. Tratado a pão-de-ló pelo Itamaraty, Sua Excelência é acusado de envolvimento com o crime organizado, o contrabando e o tráfico de drogas. Apenas isso.

Tv
A vez da ‘Pimentinha’

Divulgação

A Globo bateu o martelo. Vai lançar no primeiro semestre de 2019 uma minissérie inspirada na vida e na carreira de Elis Regina. Andreia Horta, que interpretou a cantora no cinema, fará o papel novamente.


Mais posts

Ver mais
X

Copyright © 2018 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.