Por Lisa Richwine

LOS ANGELES (Reuters) – Um ano depois de levar um tapa no palco da cerimônia do Oscar, Chris Rock foi para cima de Will Smith e sua esposa em um especial de comédia transmitido ao vivo por streaming para o mundo inteiro, brincando que gostou de ver o ator apanhar em seu último filme.

Ao vivo na Netflix no último sábado, do Hippodrome Theatre, em Baltimore, Rock disse que estava assistindo ao drama de escravidão “Emancipação” apenas para ver Smith “levar uma surra”, gritando “bate nele de novo” e “falta bater ali”.

Em março de 2022, Smith subiu ao palco do Oscar e deu um tapa na cara de Rock, após o comediante fazer uma piada sobre a aparência da esposa de Smith, Jada Pinkett Smith. A estrela de “King Richard: Criando Campeões” retornou ao seu assento na plateia e depois venceu o prêmio de melhor ator.

Rock ficou praticamente quieto sobre o incidente até o fim do seu especial de uma hora, quando acusou Will Smith de “revolta seletiva”, que também é o nome do seu especial.

O comediante disse que Pinkett Smith alimentou tensões entre os três, em parte quando pediu um boicote ao Oscar em 2016 quando Rock era o anfitrião. Pinkett Smith disse que estava protestando contra o fato de que Will Smith e outros atores negros não haviam sido indicados.

Rock, que também é negro, fez piada com Pinkett Smith no Oscar daquele ano e novamente ano passado.

“Ela começou, eu terminei”, disse Rock.

Rock também mencionou problemas no casamento que os Smiths discutiram em público. Pinkett Smith admitiu ter tido um caso. “Ela o machucou bem mais do que ele me machucou.”

Representantes dos Smiths não responderam aos pedidos por comentários em um primeiro momento.

Will Smith emitiu um comunicado pedindo desculpas para Rock e para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o grupo que entrega o Oscar, um dia depois de dar o tapa em Rock. A academia baniu Smith de ir ao Oscar por 10 anos.

O especial de comédia foi o primeiro evento transmitido ao vivo pela Netflix, que está testando a tecnologia, enquanto considera expandir para outras programações em tempo real.

A Netflix concordou em pagar 40 milhões de dólares por dois especiais de comédia de Rock, em um acordo fechado em 2016, segundo uma pessoa com conhecimento do assunto.

Rock passou a maior parte do show falando sobre tópicos como a família real britânica, as Kardashians, aborto e sua vida amorosa. Ele concluiu dizendo por que não revidou quando Smith o agrediu.

“Eu tenho pais, e vocês sabem o que os meus pais me ensinaram?”, disse. “Não brigue na frente de pessoas brancas.”