Teatro B32 anuncia a estreia do projeto “Choro em Festa”, uma celebração do legado do Choro, primeiro gênero musical urbano genuinamente brasileiro. O evento contará com cinco apresentações entre abril e outubro de 2025, trazendo shows, rodas de choro e palestras ao palco do teatro e à praça central do complexo.
A estreia acontece no dia 24 de abril, às 20h30, com o espetáculo “Caetano Brasil & Orquestra Paulista de Choro – No Balanço do Tio: Tributo a Laércio de Freitas”. A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do BCG.
Propondo um encontro entre a tradição e a inovação do Choro, explorando suas conexões com o jazz e a música instrumental contemporânea, o show de estreia presta uma homenagem póstuma ao pianista, compositor e arranjador Laércio de Freitas, conhecido como “Tio”, um dos grandes mestres do Choro.
O músico juiz-forano Caetano Brasil, que também é compositor, arranjador, produtor musical, clarinetista e saxofonista, foi indicado ao Grammy Latino em 2020 e será o protagonista do espetáculo ao lado da talentosa Orquestra Paulista de Choro (OPC).
Reunindo nove músicos de São Paulo e Campinas, a orquestra é composta por Edu Guimarães na sanfona, Eduardo Pereira no cavaquinho e bandolim, Gustavo de Medeiros na guitarra, violão 7 cordas e bandolim, João Casimiro na bateria, Juliene Bellingeri no sax tenor, Klesley Brandão (Pedhi Pano) no trompete e flugelhorn, Nath Magalhães na percussão, Ramon Del Pino no contrabaixo elétrico e Tahyná Oliveira na flauta transversal.
Sobre a iniciativa
Reconhecido como o teatro mais tecnológico da América Latina por empregar recursos de última geração em iluminação, som, acústica e espaço, o Teatro B32 reforça sua proposta de ser um teatro flexível e conectado com o lado urbano. Buscando descentralizar a cena cultural e trazer diversidade para a região da Faria Lima, o espaço se propõe a receber projetos que tradicionalmente ocorreriam em locais como a Vila Madalena ou a Praça Roosevelt, promovendo uma integração maior entre diferentes públicos e quebrando a ideia de que se trata de um ambiente elitizado.
O Choro, que surgiu no século XIX no Rio de Janeiro, é considerado um dos maiores patrimônios culturais do Brasil. Misturando influências europeias, como a polca e a valsa, com a musicalidade afro-brasileira, o gênero se consolidou com grandes nomes como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo. Hoje, segue vivo e em constante renovação, com artistas como Hamilton de Holanda, Yamandu Costa e Joel Nascimento mantendo sua tradição vibrante.
Com essa iniciativa, o Teatro B32 reafirma seu compromisso com a difusão da música brasileira e convida o público a embarcar nessa jornada pelo universo do Choro. Mais informações sobre as próximas apresentações e atividades do projeto serão divulgadas ao longo dos meses.
Serviço:
Local: Teatro B32
R. Lício Nogueira, 92 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04543-060
Data: 24 de Abril às 20h30
Ingressos: A partir de R$40
Vendas: INTI
Bilheteira Física do Teatro: Abertura uma hora antes do evento
Classificação: Livre