‘Chiqueiros humanos nas grandes cidades’, diz Zema sobre pessoas em situação de rua

Reprodução/TV Cultura
Romeu Zema durante a entrevista desta segunda-feira Foto: Reprodução/TV Cultura

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi o convidado do programa Roda Viva, da TV Cultura, desta segunda-feira, dia 25. Durante sua participação, a apresentadora Vera Magalhães o questionou sobre uma declaração que ele deu à BBC News.

+ Presidente do Republicanos sugere Tarcísio como candidato à presidência em 2026

Nela, ele afirmou que pessoas em situação de rua prejudicam comércios, sujam ruas e ameaçam clientes. De acordo com ele, deveria ser criada uma lei proibindo morar nas ruas.

“A grande maioria dessas pessoas é dependente química, perdeu a noção da realidade. Vivem em condições deploráveis de higiene e segurança. Quando são convidadas a ir para uma comunidade terapêutica, que é a solução, apenas uma minoria aceita”, afirmou.

De acordo com Zema, muitos moradores em situação de rua rejeitam a assistência de comunidades terapêuticas porque precisam seguir regras, como respeitar horário para dormir, tomar banho diariamente e cumprir rotinas.

“Precisamos de uma solução central para esse problema. O governo federal fechou os olhos. Estamos criando verdadeiros chiqueiros humanos nas grandes cidades do Brasil, por omissão do setor público”, afirmou.