O uso dos implantes hormonais, popularmente chamados de ‘chips da beleza’, prometem que a pessoa vai conseguir beleza sem esforço. Porém, médicos não recomendam o uso dele para fins estéticos. As informações são do portal de notícias G1.

O uso dele é para efeitos terapêuticos no tratamento de sintomas da menstruação, menopausa, doenças dependentes do estrogênio (hormônio feminino) ou contracepção. No entanto, o método ficou popular por conta de seus supostos efeitos colaterais, que podem incluir aumento de massa muscular, da libido e da disposição física.

Porém, em nota que foi divulgada no dia 8 de setembro, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) disse que ainda não existem dados suficientes para validar o uso do dispositivo, seja para fins estéticos ou não.

“As Comissões Nacionais Especializadas de Climatério e de Anticoncepção da Febrasgo não recomendam os implantes hormonais manipulados não aprovados pela Anvisa, seja com a finalidade de realizar a terapêutica hormonal da menopausa ou anticoncepção, por escassez de dados de segurança, especialmente de longo prazo”, constatou a Federação.