Apelidado popularmente como “chip da beleza”, os implantes hormonais viraram queridinhos de muitas famosas e anônimas, justamente por melhorar a libido, reduzir as cólicas menstruais, aumentar a massa muscular e dar mais disposição no dia a dia.
“Em situações em que existe a queda hormonal, a terapia de reposição com implante, também chamado de chip da beleza, é uma saída importante para melhorar a qualidade de vida de homens e mulheres”, explica o médico endocrinologista Aloísio Vargas.
A técnica ajuda as mulheres na menopausa, aumentando a lubrificação vaginal, melhorando o humor, o sono, fortalecendo os ossos, ajudando até mesmo a incontinência urinária. Nos homens, também acontece um aumento na libido e a melhora no desempenho sexual e no condicionamento físico. Segundo o médico, pode ser um aliado interessante na entrada nessa nova fase de vida hormonal, quando o envelhecimento do corpo começa a ser sentido.
“É fundamental ter a indicação correta para o chip da beleza, por isso o ideal é que essa reposição seja feita por médicos endocrinologistas, que são os especialistas em hormônios e habilitados para lidar com essas questões”, alerta o Dr. Aloísio Vargas.
Esses implantes hormonais são pastilhas pequenas no formato de tubinhos (em média 0,3 cm) e bem delgadas, implantadas sob a pele no plano subcutâneo, de preferência na região das nádegas ou glúteos, sendo de diversos tipos e escolhidos de acordo com a necessidade de cada mulher e mulher. O chip atua liberando o medicamento a todo o momento no corpo do paciente.
A seguir, o médico endocrinologista explica mitos e verdades sobre o chamado ‘chip da beleza’:
1. Os implantes causam infertilidade? Mito.
O uso de implante não afeta a capacidade da mulher de engravidar, embora a fertilidade diminui com a idade. Estudos mostram que as mulheres que tiveram seus implantes removidos podem engravidar mais rapidamente do que mulheres que pararam de usar métodos não hormonais.
2. Pode ser benéfico também para os homens? Verdade.
Quando os homens envelhecem, há um declínio constante da testosterona, sendo muitas vezes necessária a reposição hormonal com testosterona exógena. O implante hormonal é uma alternativa ao uso diário de testosterona.
3. Causa efeito colateral? Às vezes
É comum algumas mulheres sentirem mudanças nos padrões de sangramento menstrual, dor abdominal, dores de cabeça, sensibilidade mamária e acne.
Segundo o Dr. Aloísio Vargas, apenas um profissional será capaz de avaliar suas condições físicas e reais necessidades para realizar o procedimento. “Quando o procedimento é realizado de maneira correta ele gera benefícios importantes para a saúde e o bem-estar do paciente”. O chip da beleza não faz milagre, o efeito será muito mais satisfatório se aliado a uma alimentação saudável e uma vida ativa, completa o médico endocrinologista.