O chinês Pan Zhanle, que há dias bateu o recorde mundial nos 100 metros livre, venceu a final dessa distância, a principal prova do Mundial de Natação, nesta quinta-feira (15) em Doha.

A cinco meses dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, este ouro mundial o coloca entre os grandes nomes que podem brilhar na capital francesa.

Pan Zhanle, de 19 anos, venceu com o tempo de 47 segundos e 53 centésimos, à frente do italiano Alessandro Miressi (prata com 47.72) e do húngaro Nandor Nemeth (bronze com 47.78).

“Me preparei muito bem. Sei que isso é só o começo, vou continuar trabalhando. Nos veremos em Paris”, declarou o novo campeão em entrevista à beira da piscina, já pensando nos Jogos Olímpicos.

No último domingo, o jovem nadador chinês foi a grande surpresa na piscina do Catar ao quebrar o recorde mundial dessa distância na final do revezamento 4×100 metros, vencida por seu país.

Na ocasião ele nadou os 100 metros livre em 46 segundos e 80 centésimos, diminuindo em seis centésimos o recorde anterior, que pertencia ao romeno David Popovici.

Nas demais finais do dia, o destaque foi a surpreendente vitória do canadense Finlay Knox nos 200 metros medley (1m56,64), com um tempo que é um novo recorde para o seu país.

Os outros ouros mundiais conquistados nesta quinta-feira em Doha foram para a americana Claire Curzan (50 metros costas), a britânica Laura Stephens (200 metros borboleta) e para a China (revezamento 4×200 metros livre).

dif/dr/gfe/aam/am