Mundo

China restringe vistos a funcionários dos EUA por Tibete

PEQUIM E WASHINGTON, 08 JUL (ANSA) – A China anunciou nesta terça-feira (08) que irá restringir os vistos aos funcionários do governo dos Estados Unidos que se “comportaram mal” sobre a crise diplomática que envolve o Tibete.   

Conforme o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, a medida é uma resposta a uma decisão similar anunciada por Washington nesta terça-feira (07). No anúncio, o secretário de Estado, Mike Pompeo, informou que também restringiria vistos aos funcionários chineses como uma forma de pressionar Pequim a liberar visitas de turistas e diplomatas dos EUA à região.   

“Os Estados Unidos buscam um tratamento justo, transparente e recíproco da República Popular da China para os nossos cidadãos”, disse Pompeo em nota oficial.   

Esse é mais um capítulo da tensão entre os dois países, que aumentou significativamente durante este ano tanto por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) como pelo fato do presidente Donald Trump tentar sua reeleição.   

– Diretor do FBI acusa China: Também nesta terça-feira, o diretor do FBI Christopher Wray usou seu discurso no Hudson Institute de Washington para atacar os chineses, segundo a mídia norte-americana. “A China é a maior ameaça a longo prazo. A China está empenhada em um esforço de todo o Estado para se tornar a única superpotência do mundo com qualquer meio necessário”, afirmou aos presentes.   


+ Advogada é morta e tem corpo carbonizado no Rio de Janeiro
+ Morre Liliane Amorim, influencer de Juazeiro do Norte, após complicações da realização de lipoaspiração

Wray se baseou na acusação citando os casos de interferências chinesas na campanha de espionagem econômica, furto de dados e corrupção para influenciar a política norte-americana. Conforme seu discurso, o FBI “abre um novo caso de contraespionagem chinesa a cada 10 horas”. “Dos cinco mil casos de contraespionagem ativos atualmente em todo o país, quase a metade deles é ligada à China”, revelou ainda. (ANSA)

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Atriz e modelo sul-coreana Song Yoo-jung morre aos 26 anos
+ Pais matam as 2 filhas para provar que elas voltariam a vida
+ Cientista desvenda mistério do monstro do Lago Ness. Descubra! + Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel