China reabilita 8 frigoríficos do RS para exportação de frango

Brasília, 22 – A China reabilitou oito frigoríficos do Rio Grande do Sul para exportação de frango ao país asiático. A medida vem após a Administração Geral das Alfândegas do país (GACC) retirar a suspensão da importação de frango gaúcho. As indústrias do Estado estavam impedidas de exportar frango ao país asiático desde julho de 2024, após o registro de um caso da Doença de Newcastle em granja comercial em Anta Gorda.

Os frigoríficos autorizados a voltar a exportar produtos avícolas à China são: Cooperativa Central Aurora Alimentos, de Erechim (SIF 68); BRF S.A., de Serafina Corrêa (SIF 103); Cooperativa Languiru Ltda, de Westfalia (SIF 730); JBS Aves Ltda, de Passo Fundo (SIF 922); Companhia Minuano de Alimentos, de Lajeado (SIF 1661); BRF S.A., de Marau (SIF 2014); JBS Aves Ltda, de Montenegro (SIF 2032); e Agrosul Agroavícola Indústrial S/A, de São Sebastião do Caí (SIF 4017). As informações de habilitação das unidades constam no sistema de Registro de Empresas Importadoras de Alimentos da China, gerido pela GACC, Ciferquery SingleWindow.

A reabertura do mercado chinês ao frango proveniente do Rio Grande do Sul, passados um ano e seis meses do embargo, era a prioridade da indústria gaúcha. A China é o principal destino do frango gaúcho.