ROMA, 29 NOV (ANSA) – O presidente da China, Xi Jinping, anunciou nesta segunda-feira (29) o envio de 1 bilhão de doses de vacinas anti-Covid para a África.

Enquanto 43% da população global já está totalmente vacinada contra o novo coronavírus, esse índice é de apenas 7,2% no continente africano, de acordo com o portal Our World in Data, e essa disparidade deixa espaço para o surgimento de novas variantes, como a Ômicron.

Participando online de um encontro China-África, Xi disse que o país vai doar 600 milhões de doses diretamente, enquanto outras 400 milhões chegarão de outras fontes, como investimentos em fábricas no continente.

Em setembro passado, a China já havia prometido doar 100 milhões de vacinas para países em desenvolvimento. O gigante asiático investe pesadamente na África e é acusado de usar seu poderio financeiro e agora suas vacinas como ferramentas de dominação diplomática.

“Precisamos priorizar a proteção de nossas populações e a redução da disparidade na vacinação”, afirmou Xi. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também já prometeu doar mais de 1 bilhão de doses para nações em desenvolvimento. (ANSA).