A China nomeou Lan Foan como novo ministro das Finanças, removendo Lin Kun do cargo, em uma rodada de alterações no governo do Partido Comunista, ratificada pelo presidente Xi Jinping. Em reportagem, a Reuters classifica Lan como um tecnocrata com pouca experiência no governo central. A nota oficial não comunica o motivo para as alterações.

O governo também removeu oficialmente Li Shangfu, de 65 anos, dos seus cargos como conselheiro de Estado e ministro da Defesa da China, depois de sete meses na função e oito semanas após seu desaparecimento público.

Pequim não nomeou um substituto para Li, sem oferecer um motivo para a remoção do ministro que lidou em grande parte com a diplomacia militar e não tinha responsabilidades de comando sobre operações de combate.

Ex-ministro das Relações Exteriores, Qin Gang também foi oficialmente removido do seu cargo de conselheiro de Estado, semanas depois de desaparecimento público e sobre especulações de que estaria sob investigação por violações de conduta.

Em nota, a China também comunicou a substituição de Wang Zhigang como ministro de Ciência e Tecnologia por Yin Hejun.

*Com informações da Dow Jones Newswires