China lança exercícios para simular guerra contra Taiwan

PEQUIM, 1 ABR (ANSA) – O Exército da China iniciou nesta terça-feira (1º) exercícios militares ao redor de Taiwan com 71 aviões e 21 navios de guerra, elevando a tensão em torno de uma ilha considerada como uma “província rebelde” por Pequim.   

Segundo o Comando Oriental do Exército chinês, as manobras são uma “advertência severa e uma dissuasão energética” contra planos separatistas em Taiwan.   

“Esses exercícios se concentram principalmente em patrulhas de prontidão ao combate mar-ar, na conquista conjunta de superioridade global, em assaltos a alvos marítimos e terrestres e bloqueio de áreas cruciais e rotas marítimas”, disse o coronel Shi Yi, porta-voz do Exército.   

Além disso, o governo da China alertou que esforços para garantir a independência da ilha “levarão à guerra”. “A obstinada persistência das autoridades em sua posição sobre a independência de Taiwan e sua tentativa vã de separar o país estão destinadas ao fracasso”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores.   

A China tem realizado nos últimos anos repetidos exercícios militares ao redor de Taiwan, que é independente de fato desde 1949, e o presidente Xi Jinping já ameaçou anexar a ilha à força. (ANSA).