PEQUIM, 5 JUL (ANSA) – A China afirmou nesta quinta-feira (5) que os Estados Unidos estão “abrindo fogo” contra o mundo com as novas tarifas de importação adotadas pelo governo de Donald Trump. O Ministério do Comércio do país asiático ainda revelou que não tem intenção de iniciar uma guerra comercial, mas garantiu que Pequim irá reagir instantaneamente contra as tarifas sobre a importação de produtos “Made in China”.   

O alerta de Pequim acontece na véspera do início da nova taxação do governo norte-americano sobre US$ 34 bilhões em importações de produtos chineses. A medida começa a valer amanhã (6), a partir do meio-dia (no horário de Pequim).   

A China alegou que não vai “disparar o primeiro tiro”, mas, caso as taxas norte-americanas sobre seus produtos entrem mesmo em vigor, imediatamente o país responderá na mesma altura e aplicará tarifas sobre bens dos Estados Unidos.   

O porta-voz do Ministério do Comércio da China, Gao Feng, ressaltou hoje que o país “não se curvará diante de ameaças e chantagens” de Washington. “As medidas dos EUA estão essencialmente atacando as cadeias globais de oferta e de valor. Para simplificar, os EUA estão abrindo fogo contra o mundo todo, incluindo contra si mesmo”, acrescentou Gao. (ANSA)