China convoca embaixador dos EUA por ‘caso Huawei’

ROMA, 09 DEZ (ANSA) – O vice-ministro das Relações Exteriores da China, Le Yucheng, convocou neste domingo (9) o embaixador dos Estados Unidos em Pequim, Terry Branstad, para protestar contra a prisão da diretora financeira da fabricante de smartphones Huawei, Meng Wanzhou.   

Segundo o vice-chanceler, a detenção da executiva, efetuada no Canadá a pedido da Justiça americana, “viola os legítimos interesses de cidadãos chineses e é extremamente negativa”. No último sábado (8), Le já havia convocado o embaixador canadense e dito que o país enfrentará “sérias consequências” se não libertar Meng.   

A diretora da Huawei foi presa em Vancouver, a pedido da Justiça dos Estados Unidos, onde é acusada de violar as sanções contra o Irã por meio da empresa Skycom. A Huawei é a maior fabricante de equipamentos de telecomunicações e a segunda maior produtora de smartphones do mundo.   

A prisão acontece em plena guerra comercial entre EUA e China, mas em um momento de trégua entre os dois países, que buscam um acordo para evitar uma nova escalada tarifária. Nações como EUA e Austrália já impuseram restrições aos serviços da Huawei por temor de espionagem. (ANSA)